PS: Umas jornadas parlamentares para surfar a onda do crescimento económico

Depois de uma semana de boas notícias, António Costa e mais alguns elementos do Governo vão à Guarda explicar aos deputados como Portugal está no bom caminho

Foto
Deputados do PS juntam-se, durante três dias, na Guarda Nelson Garrido

A pretexto de se debruçarem sobre "Valorizar o território e relançar a economia", os deputados socialistas vão juntar-se na Guarda, a partir deste domingo à noite, para celebrar as boas notícias conhecidas nos últimos tempos, vindas de Bruxelas e não só: os números do crescimento económico, a luz verde da Europa ao Orçamento do Estado para 2017, a decisão sobre não suspensão de fundos estruturais e a promessa de saída do Procedimento de Défice Excessivo na Primavera.

O evento que juntará os deputados são as Jornadas Parlamentares do PS, que durarão até terça-feira à tarde, altura em que António Costa se juntará ao grupo deslocado, para um discurso de encerramento. Por lá passarão, também, os ministros das Finanças, Mário Centeno, do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, da Agricultura, Capoulas Santos, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

Um dos temas que será obrigatoriamente abordado nestes encontros é o Orçamento do Estado para 2017, cujo debate na especialidade começa na quinta-feira, dia 24. Mário Centeno, Vieira da Silva e Pedro Nuno Santos falarão sobre a proposta já aprovada na generalidade pela maioria de esquerda parlamentar (PS, Bloco de Esquerda, PCP e PEV) e cujo guião de todas as propostas de alteração apresentadas será feito na terça-feira, dia 22.

As Jornadas Parlamentares do PS deviam ter começado hoje, a meio da tarde, com uma homenagem em Vide, no município de Seia, ao antigo presidente honorário do PS António de Almeida, mas o mau tempo obrigou a que a acção fosse cancelada. A evocação do antigo ministro dos governos liderados por Mário Soares será feita por Alípio Mendes de Melo, amigo de António de Almeida Santos desde os tempos de Moçambique, e que foi o primeiro presidente eleito da Câmara da Guarda após o 25 de Abril de 1974, mas no último dia das jornadas.

Na segunda-feira, os deputados socialistas visitam os diferentes concelhos deste distrito da Beira Interior. A parte política das Jornadas Parlamentares do PS está concentrada na terça-feira, com a primeira intervenção de fundo a caber ao líder da bancada, Carlos César.

Seguem-se discussões temáticas sobre Programa Nacional para a Coesão Territorial e sobre a reforma da floresta.

Sugerir correcção
Comentar