Obama e Putin encontraram-se no Peru e falaram sobre a Síria e a Ucrânia

Conversa breve deverá ser a última vez que os dois líderes se encontram pessoalmente antes do fim do mandato do Presidente norte-americano.

Foto
Obama e Putin conversaram durante quatro minutos BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

A Ucrânia e a Síria foram o tema de quatro minutos de conversa directa entre o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem de uma cimeira da APEC, em Lima, Peru.

Este deverá ter sido o último encontro dos dois líderes antes de terminar o mandato de Obama em Janeiro e da tomada de posse do próximo Presidente dos EUA, Donald Trump, que foi abertamente mencionado como o candidato preferido do líder russo. Com um périplo que começou na Grécia, este foi o último périplo internacional do Presidente dos EUA.

Os dois presidentes falaram em pé, brevemente, antes de Obama cumprimentar os outros líderes. Segundo um responsável da Casa Branca, “o Presidente pediu ao Presidente Putin que mantenha os compromissos que fez no acordo de Minsk, sublinhando o empenho dos Estados Unidos e dos nossos parceiros na soberania da Ucrânia”.

Obama mencionou ainda que os responsáveis pela política internacional dos EUA e da Rússia deveriam “continuar a levar a cabo, junto com a comunidade internacional mais alargada, para fazer diminuir a violência e aliviar o sofrimento do povo sírio”, onde acções do regime de Bashar al-Assad e os seus aliados russos continuam a bombardear hospitais e locais com civis em especial numa campanha para tentar retomar a parte oriental de Alepo, dominada pelos rebeldes anti-Assad.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários