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Airbnb lança nova plataforma e insere processo de identificação

A Trips agrega "experiências, locais e casas, com a funcionalidade de voos e serviços a ser acrescentada, no futuro". Há ainda novas regras de segurança que incluem "selfies"

A plataforma digital de alojamento local Airbnb anunciou o alargamento do conceito de anfitrião que, além de arrendar a casa ou quartos, vai partilhar os seus interesses e passatempos, e um novo processo de autenticação de identidade.

A partir de Los Angeles e depois de oito anos de actividade, a Airbnb apresentou a Trips, que agrega "experiências, locais e casas, com a funcionalidade de voos e serviços a ser acrescentada, no futuro". Em comunicado, a plataforma explicou que as experiências são "actividades desenhadas e dirigidas por especialistas locais", estando disponíveis actualmente cerca de 500 experiências em 12 cidades mundiais.

"Os nossos anfitriões nestas e noutras 39 cidades do mundo, incluindo Lisboa, podem pedir para publicar o anúncio com as suas experiências", precisou a empresa, que explicou ainda que os locais reflectem as "recomendações de centenas de milhares de anfitriões inscritos" e são "uma alternativa às listas agregadas de locais turísticos".

Por enquanto, o "100 Insider Guidebooks" vai estar disponível, no lançamento, em seis cidades — Los Angeles, São Francisco, Havana, Nairobi, Detroit e Seul". Vão ser disponibilizados áudio-guias para as visitas, com São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul a facultarem esta opção na Primavera do próximo ano. Os locais vão também garantir uma categoria de encontros, com "negócios locais [a] receberem eventos regulares ou únicos dirigidos a hóspedes e anfitriões locais".

"Até agora, a Airbnb dedicou-se às casas. Hoje, a Airbnb lança a plataforma Trips, juntando o local onde ficamos, o que fazemos e as pessoas que conhecemos, num único lugar. Queremos devolver a magia ao acto de viajar, colocando as pessoas de novo no centro de qualquer viagem", justificou o presidente executivo da plataforma, Brian Chesky.

Como novidade foi também apresentada a opção de itinerário de viagem, para que o utilizador possa fazer reservas, e um novo processo de autenticação de identidade para todos os utilizadores, que passará pela digitalização de um documento oficial e submissão de uma "selfie". "A Trips também alavanca as medidas de segurança e confiança da Airbnb, incluindo as equipas de apoio ao cliente que contam com mais de 250 pessoas, 24 horas por dia todos os dias, os pagamentos seguros, as trocas de mensagens, os perfis e críticas e, ainda, um novo seguro de responsabilidade civil de um milhão de dólares disponível para os anfitriões de experiências elegíveis", lê-se no comunicado.

Actualmente, a plataforma Airbnb agrega três milhões de casas disponíveis para reserva em 191 países.