Relação confirma pena de 19 anos para homem acusado de matar a mulher em Seia

O caso remonta a Novembro de 2014 quando Rui Andrade matou a mulher, advogada, de 38 anos na estrada que liga Furtado a Sandomil, na região de Seia, distrito da Guarda.

Foto
Rui Andrade vai cumprir pena de 19 anos pelo homicídio da mulher em Novembro de 2014 adriano miranda / publico

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de 19 anos de prisão aplicada ao homem que foi condenado, pelo Tribunal da Guarda, por ter matado a mulher num acidente rodoviário que terá simulado, em Seia.

Segundo o acórdão proferido na quarta-feira, aquele tribunal confirmou a condenação pela prática de um crime de homicídio qualificado, mantendo "a decisão proferida pela Instância Central da Guarda, em Maio de 2016".

Os factos de que Rui Andrade estava acusado remontam a Novembro de 2014 e ocorreram na estrada que liga Furtado a Sandomil, na região de Seia, distrito da Guarda.

"Em julgamento, foi dado como provado que, na sequência de uma discussão, o arguido agrediu violentamente a companheira [Ana Rita, advogada, de 38 anos] com o intuito de a matar, o que efectivamente veio a acontecer. De seguida, simulou um acidente de viação, tendo empurrado o veículo para uma ravina, pretendendo assim ocultar as lesões que voluntariamente infligiu na vítima", lê-se no documento.

O homem foi julgado no Tribunal da Guarda e a condenação foi decidida, no dia 9 de Maio, por um tribunal de júri. O tribunal absolveu o homem, agora com 39 anos, da prática de sabotagem informática.

Durante o julgamento, a 25 de Novembro de 2015, o réu tinha negado ter delineado um plano para matar a mulher. O Tribunal da Guarda decidiu pela condenação do economista a 19 anos de prisão por crime de homicídio qualificado e ao pagamento de uma indemnização no valor global de 266 mil euros às duas filhas do casal e ao montante de 3575 euros aos pais da vítima relativos a despesas funerárias.

Sugerir correcção
Comentar