Grammys Latinos são entregues nesta quinta-feira, com Mariza e Marco Rodrigues na corrida

Mariza e Marco Rodrigues já estiveram nomeados em anteriores edições.

Foto
Mariza em 2010 PAULO PIMENTA

Os álbuns Mundo, de Mariza, e Fados do fado, de Marco Rodrigues, estão nomeados em diferentes categorias da 17.ª edição dos prémios Grammy Latinos, cujos vencedores são conhecidos nesta quinta-feira, nos Estados Unidos.

A cerimónia de entrega dos galardões aos vencedores, para os quais estão também nomeados vários músicos brasileiros, entre os quais Djavan, que recentemente actuou em Portugal, ou o tenor italiano Andrea Bocelli, realiza-se na Mobile Arena, na cidade norte-americana de Las Vegas.

Mariza e Marco Rodrigues já estiveram nomeados em anteriores edições: a intérprete de Ó gente da minha terra, com o álbum Terra (2008), produzido por Javier Limón, que também produziu Mundo, e Marco Rodrigues, pela participação no álbum El alma del son - Tributo a Matamoros, do cubano Alain Perez, que esteve nomeado no ano passado.

Mundo foi editado em Outubro de 2015 e marcou o regresso de Mariza a estúdio, cinco anos depois de Fado tradicional.

Está nomeado na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa".

Mundo, que já foi distinguido com o Prémio José Afonso, tem composições de Mário Pacheco, Rui Veloso, Tiago Machado, Jorge Fernando e Paulo de Carvalho, músicos que colaboraram com Mariza em álbuns anteriores, e poemas, entre outros, de Rosa Lobato de Faria, Cabral do Nascimento e Paulo Abreu Lima.

O álbum valeu a Mariza o Prémio de Melhor Artista, atribuído pela revista britânica Songlines.

Com o álbum de Mariza competem Tropix, de Céu, Troco likes, de Tiago Iorc, Território conquistado, de Larissa Luz, e Leve embora, de Thiago Ramil.

Fados do fado, de Marco Rodrigues, está nomeado na categoria de "Melhor Álbum de Música Folclórica", a par de En las Islas Canarias, do Grupo Mapeyé, "Gira", de Los Huayra, En armonías colombianas, de Palo Cruza´O, e Primavera, de Nahuel Pennisi.

O álbum foi produzido por Diogo Clemente – que já trabalhou, por exemplo, com Mariza e Raquel Tavares – , e é "uma homenagem aos homens do fado, aos que cantaram o fado, sim, mas também aos que o compuseram e aos letristas que deram a palavra ao fado", como o fadista explicou à Lusa.

Marco Rodrigues venceu a Grande Noite do Fado em 1999, e recebeu o Prémio Revelação Amália Rodrigues em 2007.

Sugerir correcção
Comentar