Luaty Beirão e Preoccupations nos dez anos do MusicBox

Será o primeiro espectáculo do rapper e activista angolano em Portugal após ter sido libertado.

Foto

O rapper e activista político angolano Luaty Beirão (que também é conhecido pelo pseudónimo artístico Ikonoklasta), o grupo rock canadiano Preoccupations (ex-Viet Cong) e o DJ inglês Gilles Peterson são alguns dos nomes que irão integrar o cartaz das celebrações dos dez anos de vida do espaço MusicBox em Lisboa, entre 1 e 3 de Dezembro.

O angolano será acompanhado por outro conhecido rapper e activista angolano, MCK, que se apresentou naquele mesmo espaço no ano passado, naquela que foi a sua primeira prestação em Portugal em nome próprio. Recorde-se que o objectivo desse concerto, no qual participaram também o histórico Bonga ou a cantora Aline Frazão, era precisamente a libertação de Luaty Beirão, e dos restantes activistas angolanos, que nessa altura se encontravam presos em Angola.

O espectáculo que os dois irão apresentar a 3 de Dezembro é descrito como sendo “proibido em Angola” e será o primeiro de Luaty Beirão em Portugal depois de ter sido libertado, ele que esteve em greve de fome durante mais de um mês. Na prisão, escreveu um diário, que chega às livrarias no dia 25 Novembro, e que o PÚBLICO pré-publicou no passado domingo.

Os americanos Preoccupations irão estrear-se em Portugal, a 1 de Dezembro, após terem sido forçados a mudar de nome. A banda virá apresentar o seu álbum homónimo, um excelente registo rock, com influências do pós-punk, que resulta numa música tão física quanto catártica. No mesmo dia apresentar-se-á também o influente DJ inglês Gilles Peterson, na companhia do mestre-de-cerimónias Earl Zinger.

Para além destes, também Samuel Úria, Moullinex, Névoa, Drain Gang e Shield Gang, Irmãos Makossa e Rui Miguel Abreu passarão pelo MusicBox, para a celebração dos dez anos daquele espaço em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar