Tribunal egípcio anula condenação à morte de ex-Presidente Morsi

Chefe de Estado derrubado pelo actual líder, Sissi, terá de ser novamente julgado.

Foto
Mohamed Morsi foi julgado quatro vezes desde que foi derrubado num golpe militar, em 2013 AFP

Um tribunal egípcio anulou esta terça-feira a condenação à morte do ex-Presidente egípcio Mohammed Morsi e ordenou a realização de um novo julgamento, perante um tribunal criminal.

Morsi tinha sido condenado à pena de morte em Junho de 2015 pelo seu papel nas fugas em massa de prisões e pelos ataques da polícia, que mataram dezenas de pessoas, durante a revolta que tirou do poder Hosni Mubarak, em 2011, no decurso do movimento conhecido por Primavera Árabe.

O ex-Presidente recorrera da sentença e o tribunal que anulou a sua condenação à morte anulou também a sentença idêntica de cinco co-acusados, entre eles Mohamed Badie, o antigo guia supremo da Irmandade Muçulmana, o movimento político islamista de Morsi. No processo contra Morsi, em Junho, foram condenadas algumas centenas de pessoas, mas a pena de todas elas manteve-se.

Morsi, que venceu as eleições que se realizaram em 2012, foi condenado em quatro julgamentos depois de os militares, liderados pelo actual Presidente, Abdel Fattah al-Sissi, o terem derrubado e tomado o poder, em 2013. Num dos processos foi acusado de ter agido a favor dos grupos palestiniano Hamas e libanês Hezbollah, e foi condenado a prisão perpétua. Noutro, a sua sentença foi de 20 anos de prisão por incitamento à violência durante manifestações que se realizaram durante o seu curto mandato. Finalmente, já este ano, foi novamente condenado a prisão perpétua por roubo de "documentos relevantes para a segurança nacional", que, segundo a acusação, entregou ao Qatar.

Morsi está detido na Prisão de Borg-el-Arab, perto de Alexandria.

Sugerir correcção
Comentar