Provedores do idoso vão avançar em Guimarães e Amares

Modelo pioneiro em Portugal foi criado pela Comissão de Protecção ao Idoso, com sede no Porto.

A Comissão de Protecção ao Idoso – Associação Regional do Norte, com sede no Porto, quer ter durante o próximo ano mais dez municípios da região com um Provedor do Idoso em actividade. Isto além de Guimarães e Amares, que deverão ser os primeiros municípios onde esta figura vai avançar, refere o presidente da associação, Carlos Branco.

O modelo foi criado por esta associação, que já pediu às respectivas câmaras municipais que escolham um nome entre a sua rede social, para que depois o possam validar, explica Carlos Branco, que é também professor de Gerontologia e proprietário de uma residência sénior em Braga. “O processo de escolha está a decorrer”, explica. A ideia é que o provedor “defenda o idoso nas suas localidades, em articulação com as câmaras e a rede social”.

A Comissão de Protecção ao Idoso nasceu em 2013 e reúne desde magistrados a médicos e outros membros da sociedade civil. A associação presta apoio jurídico e psicológico a idosos vítimas de violência doméstica, em articulação com o Ministério Público da comarca de Braga.

Sugerir correcção
Comentar