Editores acusam Ministério da Educação de falhar nos manuais escolares gratuitos

Ministério da Educação responde que falta de unanimidade sobre manuais escolares não é mau resultado. “O importante são as famílias e é por isso que, no próximo ano lectivo, os alunos do 1.º ciclo terão acesso a manuais gratuitos"

Foto
Orçamento do Estado já previa a distribuição gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ano. Fabio Augusto

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) considera que o Grupo de Trabalho sobre gratuitidade dos Manuais Escolares “falhou a missão” a que se propunha. Já o Ministério da Educação (ME) reagiu este domingo dizendo que a falta de unanimidade não é um mau resultado, já que as posições dos vários membros “serão úteis na operacionalização da medida”.

O grupo de trabalho foi criado pelo ministério a 13 de maio de 2016 com o objectivo de criar “um programa de aquisição e reutilização de manuais escolares e recursos didácticos, com vista a implementar progressivamente, no prazo da actual legislatura, a sua gratuitidade em toda a escolaridade obrigatória”.

O PÚBLICO noticiou que, depois de seis meses de trabalho, seis reuniões e muitas horas de discussão, os dois gigantes da edição de livros escolares – Porto Editora e Leya – impediram que houvesse mais do que um consenso mínimo sobre cinco recomendações gerais (como por exemplo, a necessidade de "assegurar que a reutilização não prejudica as aprendizagens") e votaram contra o relatório final.

No comunicado agora divulgado, assinado pela Comissão do Livro Escolar da APEL, a associação sustenta que o grupo “falhou os objectivos a que se propunha, por exclusiva responsabilidade do Ministério da Educação”. Esta associação defende que os responsáveis do Ministério “se mostraram insensíveis à maioria das recomendações, em particular, às questões de igualdade de acesso e sucesso na educação, expressamente previstas na Constituição”.

Numa reacção a estas acusações, o Ministério da Educação sublinhou que este não é um resultado “surpreendente nem será inédito no contexto de grupos de trabalho”. Na resposta enviada por e-mail à Lusa, o ME disse mesmo que “não encara a falta de unanimidade como um mau resultado, já que o relatório inclui os pareceres e posições de todos os membros do grupo sobre as questões da gratuitidade e da reutilização, que serão úteis na operacionalização das medidas”.

“Para o ME importante são as famílias e é por isso que, no próximo ano lectivo, os alunos do 1.º ciclo terão acesso a manuais escolares gratuitos, enquanto o preço dos manuais para os restantes anos do ensino obrigatório mantém-se inalterado ao abrigo da convenção assinada este ano”, acrescentou a tutela.

Para a associação de editores e livreiros, “os representantes do Ministério da Educação não proporcionaram as condições fundamentais para que essa discussão fosse produtiva e, para que não haja dúvidas sobre esta matéria, a APEL desafia a que sejam tornadas públicas as actas das reuniões, bem como todos os elementos que permitirão avaliar a forma como este grupo de trabalho foi conduzido”.

O grupo era constituído por representantes do Ministério da Educação, do Conselho das Escolas, da Associação Nacional de Municípios Portugueses e das associações de pais (CONFAP e CNIPE), das secretarias de Estado dos Assuntos Parlamentares e do Comércio, da Direcção-Geral das Actividades Económicas e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

“O Governo propõe-se tornar os manuais escolares menos onerosos para as famílias e incentivar a sua reutilização, sem colocar em causa a liberdade de escolha”, lia-se no despacho.

O ministro sustentava a medida com o programa inscrito no Orçamento do Estado para 2016, que já previa a distribuição gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, no ano lectivo de 2016/2017.

O Orçamento do Estado para 2017 prevê o alargamento da medida, em 2017/2018, a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, na rede pública de escolas, cabendo ao responsável governamental pela educação definir as condições em que serão disponibilizados os manuais.

 

Sugerir correcção
Comentar