Atentado do Daesh faz 52 mortos no Paquistão

Ataque ocorreu na província do Baluchistão, durante uma cerimónia sufi, um ramo místico do islamismo, que é considerado herético por grupos radicais, como os taliban.

Fotogaleria
Imagens de feridos na sequência deste ataque Reuters/AKHTAR SOOMRO
Fotogaleria
Reuters/AKHTAR SOOMRO
Fotogaleria
Reuters/AKHTAR SOOMRO
Fotogaleria
Reuters/AKHTAR SOOMRO
Fotogaleria
AFP/ASIF HASSAN

Um atentado bombista reinvidicado pelo Daesh fez este sábado pelo menos 52 mortos e mais de uma centena de feridos. O ataque ocorreu durante as cerimónias sufistas que estavam a ter lugar no templo de Shah Noorani, em Khuzdar, a mais de 760 quilómetros a sul de Quetta, a capital da província do Baluchistão.

O atentado ocorreu na mesquita de Shah Noorani, durante um ritual sufista, um ramo místico do islão. Como explicou à AFP Javed Iqbal, um responsável do governo local, esta prática religiosa é considerada herética por alguns grupos islamistas radicais, como os taliban e o Daesh.

O zelador do templo, Nawaz Ali, explicou que todos os dias ao Pôr do Sol se pratica ali um ritual de dança participado por muitas pessoas.

De acordo com os relatos feitos às autoridades alguém lançou o grito “Alá é grande” e deu-se de seguida uma explosão. Uma parte do edifício da mesquita desmoronou-se e as autoridades admitem poder encontrar mais vítimas entre os escombros. O primeiro balanço apontava para 25 mortos e 32 feridos. Mas o número estava sujeito a actualizações, como se veio a confirmar. 

O Baluchistão tem sido palco de alguns dos mais mortíferos ataques que têm ocorrido no Paquistão. Trata-se de uma das províncias mais pobres do país, apesar de os seus recursos energéticos e da sua ligação directa ao mar da Arábia, e de ser um dos mais importantes corredores de tráfego nas ligações comerciais entre o Paquistão e a China.

Sugerir correcção
Comentar