Portugal vence na estreia de Martim Aguiar

Num jogo de preparação realizado em Setúbal, a selecção nacional de râguebi derrotou a Bélgica, por 26-21

Foto
Rui Gaudêncio

Uma primeira meia-hora de grande nível garantiu a Portugal uma vitória frente à Bélgica, por 26-21, na estreia de Martim Aguiar como seleccionador nacional de râguebi. No último jogo de preparação da equipa portuguesa antes do início, no próximo fim-de-semana, do Rugby Europe Trophy 2016-17, os ensaios dos Lobos foram marcados ainda na primeira parte, por Tomás Appleton, Francisco Pinto Magalhães e Gonçalo Foro, por duas vezes.

Contra um rival mais bem classificado no ranking da World Rugby (Portugal é 29.º, a Bélgica ocupa a 24.ª posição), a selecção nacional surpreendeu no início da partida. Muito bem nos alinhamentos, os jogadores portugueses procuraram circular sempre a bola a toda a largura do relvado e, em resultado de boas combinações dos três-quartos, Portugal marcou quatro ensaios: Tomás Appleton (7’), Francisco Pinto Magalhães (11’) e Gonçalo Foro (21’ e 33’).

Surpreendida na fase inicial, a Bélgica acabou por recompor-se. A perder por 26-0, os belgas apenas na última jogada da primeira parte aproximaram-se da linha de ensaio portuguesa, mas na primeira tentativa chegaram ao ensaio: com um “pack” avançado mais pesado e experiente, a Bélgica criou uma boa plataforma de ataque e reduziu para 26-7.

Na segunda parte, com a saída por lesão de jogadores importantes, como José Lima, Pedro Bettencourt ou Salvador Vassalo, Portugal perdeu o domínio territorial. Com muitas dificuldades na luta entre avançados, a selecção portuguesa foi empurrada para a sua área de 22 metros e a supremacia belga traduziu-se em dois ensaios (Brebant e Debatty).

Com a vitória “presa” por cinco pontos e ainda 15 minutos por jogar, Portugal melhorou na parte final e defendeu a curta vantagem que garantiu à selecção portuguesa um triunfo importante para o ranking da World Rugby.

Satisfeito pela estreia vitoriosa, Martim Aguiar elogiou no final da partida a “grande atitude” da equipa portuguesa contra “uma boa equipa”. “Conseguimos uma vitória, que era o que nós queríamos. Os jogadores estão de parabéns e era assim que tínhamos que começar”, sublinhou o seleccionador português.

Sugerir correcção
Comentar