Espólio da nau portuguesa naufragada na Namíbia em 1533 está em bom estado

De visita ao local, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação confirmou que os achados foram conservados "de acordo com os padrões internacionais" desde a sua descoberta em 2008.

Foto
Milhares de moedas portuguesas, mas também espanholas, marroquinas e venezianas, foram encontradas na nau naufragada ao largo da Namíbia DR

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação garantiu este sábado que o espólio da nau do Bom Jesus, descoberta em 2008 na costa da Namíbia, está bem conservado pelas autoridades e de acordo com os padrões internacionais.

"Estou muito satisfeita com a visita que fizemos ao local onde está o espólio resgatado da nau do Bom Jesus. Constatámos que está tudo muito bem guardado, quer em condições de segurança, quer nas matérias que são conformes aos padrões exigidos internacionalmente", disse Teresa Ribeiro.

Em declarações à Lusa por telefone a partir de Windhoek, onde está numa visita oficial, Teresa Ribeiro salientou que "o espólio é muito rico", mas escusou-se a confirmar o valor de 11 milhões de euros pelas moedas que foram encontradas no navio, que viajava de Portugal para a Índia.

"O valor comercial apontado pelo professor [Luís Filipe Thomaz] não é o mais importante, o valor é incalculável, tem um valor histórico único", disse a secretária de Estado, assegurando que a prioridade não é trazer o espólio para Portugal.

"Deixámos claro às autoridades da Namíbia que há que expor e assegurar a exposição pública do património nos dois países e trabalhamos para isso", disse a governante, salientando que se a descoberta tivesse sido feita por uma empresa privada "Portugal não hesitaria em reivindicar a propriedade" da descoberta.

A nau que naufragou na viagem para a Índia tinha milhares de moedas, não só portuguesas, mas também espanholas, marroquinas e venezianas, "o que mostra bem o dinamismo do comércio português da época", para além de "muito cobre e imensos dentes de elefante, de marfim, para venda, e também muitos artefactos militares e utensílios do dia-a-dia, como pratos, tachos, panelas e talheres".

As moedas, guardadas num cofre no Banco Nacional da Namíbia, vão ser visitadas pela secretária de Estado na segunda-feira, já depois de uma série de encontros com empresários e com a comunidade de cerca de mil portugueses registados neste país africano que faz fronteira com Angola.     

Sugerir correcção
Comentar