Autocarros, táxis e bicicletas vão ser os únicos meios de transporte com autorização para circular na Unter den Linden, em Berlim, dentro de dois anos. A partir de 2019, a avenida — cujo nome, em alemão, significa “sob as tílias”, as árvores que a ladeiam — quer atrair mais pessoas.
Comparada com outras avenidas icónicas europeias como a dos Campos Elísios, em Paris, a Unter den Linden desagua na Pariser Platz e na Porta de Brandemburgo. Diariamente, perto de 8.000 carros passam nesta artéria, mas já chegaram a ser 30.000 antes das obras de expansão da linha de metro U55.
O objectivo, de acordo com o site CityLab, é libertar espaço para mais zonas verdes e pistas para ciclistas e corredores. Museus, bibliotecas, uma universidade, duas óperas e outros monumentos vão poder ser acessíveis exclusivamente a pé ou a partir de transportes púbicos.
Berlim tem vindo a apostar em meios de transporte não poluentes, como as bicicletas. Para 2018 está previsto o arranque da construção de uma ciclovia coberta com hortas e um pavimento “inteligente” que gera energia, com nove quilómetros de comprimento.