GNR resgatou 37 animais suspeitos de maus tratos

26 cães e 11 gatos estavam à guarda de associação zoófila, mas instalações não eram adequadas.

Foto
CARLA CARVALHO TOMAS / PUBLICO

A GNR resgatou na quarta-feira 37 animais de uma casa particular na localidade de Broega, na Moita. Os 26 cães e 11 gatos eram, alegadamente, vítimas de maus tratos, por não se encontrarem em instalações adequadas. As instalações pertencem a uma associação zoófila que já tinha sido alvo de contra-ordenações por violação das regras do bem-estar animal. 

O comandante do Destacamento Territorial do Montijo da GNR, Mário Martins, disse nesta quinta-feira tratar-se “de uma casa particular que servia para o efeito [albergar animais], sem ninguém lá habitar”. Quando a guarda chegou ao local, “contactou as responsáveis da casa, que se deslocaram lá, mas que ainda não foram constituídas arguidas”, explicou. “Agora no decurso do processo é que vamos ver o que inquérito vai ditar”.

Os animais foram recuperados depois da “realização de uma busca domiciliária, numa acção conjunta entre a GNR e a autoridade veterinária municipal do Montijo, apoiada pelos Médicos Veterinários do Barreiro e da Moita e pela Associação de Municípios do Barreiro e da Moita", refere um comunicado daquela corporação, emitido nesta quinta-feira. “Estamos à espera da análise dos veterinários para saber o estado dos animais”, disse também o comandante da GNR.

Os 37 animais foram levados para o centro de recolha oficial da Moita, onde receberão assistência médico-veterinária, ficando à guarda deste município até serem liberados por decisão judicial, para posterior adopção.

Desde 2014 que os maus tratos a animais são crime em Portugal. Mas a punição dos autores dos maus tratos em tribunal tem-se revelado difícil, devido às lacunas da lei. 

As buscas foram feitas no âmbito de uma investigação conduzida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal da Moita, depois de aberto um inquérito que revelou a situação. Esta é mais uma operação do Programa de Apoio e Recuperação Animal (PARA!) do Comando Territorial de Setúbal da GNR.  

Texto editado por Ana Henriques

Sugerir correcção
Comentar