“Muro” e “email” foram palavras a caminho da Casa Branca

Procurámos cinco palavras que espelhassem a campanha para as eleições norte-americanas. E encontrámos. “Muro”, “email”, “mulheres”, “família” e “divisão” sintetizam ideias a caminho da Casa Branca.

Foto
Trump com a sua família Reuters/CARLO ALLEGRI

Muro

“Construção de pedra, tijolo, cimento ou outro material de espessura e altura variáveis que se ergue para separar ou cercar terrenos, delimitar espaços, suster terras”, diz o dicionário. Serve também para apartar pessoas e ideologias. Donald Trump sugeriu durante a campanha que se construísse um muro na fronteira entre os EUA e o México (e que fossem os mexicanos a pagá-lo). Esta foi uma das formas de o candidato mostrar o seu pensamento e atitude sobre a imigração e as relações internacionais.

Email

Palavra inglesa que significa “correio electrónico” e também “mensagem enviada ou recebida por correio electrónico”. A correspondência virtual de Hillary Clinton esteve sempre presente na campanha. Apesar de nos últimos dias o FBI concluir que “não houve actividade criminosa na gestão que a então secretária de Estado fez da sua conta de correio electrónico”, Hillary dificilmente se livrará do “rótulo de desonesta”. Através do seu email pessoal, a agora candidata teria posto “em causa a segurança nacional”. O FBI considerou que Hillary Clinton e os seus colegas foram “extremamente negligentes”.

Mulheres

No singular, define-se como “pessoa do sexo feminino” ou, mais especificamente, “pessoa adulta do sexo feminino”. Pela primeira vez, houve a possibilidade de uma mulher ascender ao mais alto cargo político nos Estados Unidos da América. Hillary Clinton foi escolhida para representar os democratas. Pela primeira vez, um candidato ao mais alto cargo político nos Estados Unidos da América insultou despudoradamente as mulheres. Assim: “Temos de tratá-las como se fossem merda”; “não interessa o que os media dizem, desde que tenhas ao teu lado uma gaja nova e com um belo rabo”; “se Hillary Clinton não consegue satisfazer o marido, o que é que a faz achar que pode satisfazer a América?” Ainda assim, muitas “pessoas adultas do sexo feminino” escolheram-no para Presidente.

Família

Segundo a definição clássica, “família” corresponde a “conjunto de pessoas formado por um casal e seus filhos”. Não se pode (nem se consegue) ignorar que Hillary é da família de Bill Clinton. Aliás, quando se diz ou escreve “Clinton”, a maior parte de nós, num primeiro momento, pensa nele (e não nela). Acusada de ser uma pessoa fria, Hillary tentou passar uma imagem de mãe e avó carinhosa. Donald Trump tem cinco filhos, quatro adultos e um menor. Os crescidos (Donald Jr., Ivanka, Eric e Tiffany) apoiam-no, mesmo que não concordem com tudo o que faz ou diz. Quanto ao mais novo (de dez anos), a mãe, Melania Trump, descreve-o como um rapaz “muito especial”, independente e com grande força de vontade. Tal como o pai, gosta de “deitar coisas abaixo e construir coisas novas”.

Divisão

“Acto ou efeito de separar um todo em partes, de o dividir.” Esta campanha foi o exemplo de como uma sociedade se pode desfazer, resumiu o colunista David Brooks no New York Times. “Somos uma sociedade mais dividida do que concebíamos. Os mais educados e os menos educados vêem o mundo e votam de modos diferentes. Assim fazem homens e mulheres, negros e brancos, nativos e imigrantes, jovens e velhos, urbanos e rurais.” A América ficou dividida e a Europa também. Vença quem vencer, sentiremos saudades do apelido Obama. Apesar da desilusão de certas decisões e de várias não decisões, não se ergueram muros, não se insultaram mulheres, nem se desconfiou de emails. Ficou na memória a palavra (e imagem) “família”. Gostamos disso.

Sugerir correcção
Comentar