Presidente do Politécnico de Leiria lidera CCISP

Nuno Mangas sucede a Joaquim Mourato. Além das questões do financiamento público que têm causado dificuldades no sector nos últimos anos, os politécnicos têm vindo a defender a possibilidade de passarem a outorgar o grau de doutor.

Foto
Nuno Mangas tomará posse numa sessão ainda sem data marcada, mas que deverá acontecer antes do final deste mês DR

O presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Nuno Mangas, foi eleito nesta segunda-feira presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Este professor de 49 anos está à frente da instituição leiriense desde 2009. No final do mês, toma posse para um mandato de dois anos, sucedendo a Joaquim Mourato.

Mangas, que nos últimos dois anos era vice-presidente do CCISP, foi eleito de manhã, numa reunião plenária daquele organismo. A proposta do presidente do Politécnico de Leiria para o seu mandato passa por “continuar a trabalhar na afirmação e consolidação do ensino superior politécnico português, aos níveis nacional e internacional”, afirma num comunicado enviado à imprensa após a sua eleição. “O mais importante é que as instituições politécnicas se mantenham coesas face aos desafios que se avizinham para o ensino superior”, sublinha ainda.

Além das questões do financiamento público que têm causado dificuldades no sector nos últimos anos, os politécnicos têm vindo a defender a possibilidade de passarem a outorgar o grau de doutor, uma competência que é neste momento exclusiva das universidades. No mês passado, os Conselhos Gerais dos Institutos Politécnicos defenderam essa mudança, recuperando uma discussão que tem surgido no sector com particular força nos últimos anos.

Nuno Mangas tomará posse numa sessão ainda sem data marcada, mas que deverá acontecer antes do final deste mês. Vai liderar o CCISP nos próximos dois anos, junto esse cargo ao de presidente Instituto Politécnico de Leiria, função que ocupa desde 2009, sucedendo a Joaquim Mourato, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, que liderava o organismo desde Janeiro de 2013.

Mangas é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura, é professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, onde dá aulas desde 1994.

Sugerir correcção
Comentar