Associação de Esclerose Múltipla quer sinalizar portadores da doença até 2018

O projecto pretende identificar os portadores da doença num prazo de dois anos, para que possam responder com o apoio necessário.

Foto
Os centros de saúde são o ponto de partida para o levantamento de casos Enric Vives-Rubio/Arquivo

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) iniciou um levantamento para tentar sinalizar até 2018 todos os portugueses que padecem daquela doença, disse à Lusa a coordenadora da instituição, Lurdes Silva.

A responsável acrescentou que a ANEM decidiu "avançar com este projecto" partindo das indicações deixadas por um "estudo realizado em 2008 e que davam conta da existência de "mais de seis mil casos em Portugal" e devido às "inúmeras solicitações de ajuda" que a associação recebe diariamente.

"Ao sabermos onde essas pessoas estão, poderemos dar-lhes a ajuda de que precisam", explicou Lurdes Silva, referindo que o levantamento está a ser feito com recurso aos centros de saúde, "onde todos os casos estão registados".

A sinalização dos casos à ANEM e o auxílio prestado aos doentes estará sempre dependente da "sua vontade, devendo para isso comparecer nas reuniões a decorrer nos centros de saúde onde estão inscritos ou indicando à associação onde querem ser contactados", explicou a coordenadora da associação.

"Esperamos até 2018 anos ter a sinalização finalizada", afirmou, acrescentando que a doença "avança em Portugal à velocidade de 330 novos casos por ano".

A esclerose múltipla é uma doença que, "na maior parte dos casos surge entre os 18 e 20 anos", disse Lurdes Silva.

"Em termos de gastos para o Serviço Nacional de Saúde, a conclusão deste trabalho vai promover a sua diminuição, porque em vez de se gastar noutras especialidades em exames de despistagem, são logo encaminhados para Neurologia, o que irá trazer benefícios para todos", justificou a coordenadora.

Sugerir correcção
Comentar