Um cadeado de bicla que promete pôr os ladrões a vomitar

Chama-se Skunklock e é um cadeado anti-roubo que lança gás pimenta a quem tentar destruí-lo. Chegada ao mercado está prevista para Junho de 2017

A bicicleta de Daniel Idzkowski era sistematicamente roubada. E não vendo no mercado a solução ideal para o problema dele — que era o mesmo dos amigos — o jovem americano decidiu pôr a criatividade a funcionar. Com Yves Perrenoud, começou a idealizar um cadeado que deixasse os ladrões longe. Chama-se Skunklock e garante vida difícil a quem tiver ideias fora da lei.

A aparência não o distingue dos demais cadeados existentes no mercado. Mas a funcionalidade sim. Se alguém tentar destrui-lo, o cadeado lança gás pimenta para afastar o ladrão, podendo provocar vómitos, cegueira temporária e dificuldade em respirar. Esse gás é lançado apenas quando o ladrão consegue cortar mais de 30% do metal.

"A verdade é que qualquer cadeado poderes cortado num minuto, ou menos. E é por isso que 1,5 milhões de bicicletas são roubadas todos os anos [nos Estados Unidos]", explica Daniel no vídeo de apresentação do projecto que tem um "crowdfunding" activo e que já atingiu o valor mínimo pretendido.

Foto

A invenção custa 99 dólares (cerca de 88 euros) e está em fase de pré-venda. A chegada ao mercado está prevista para Junho de 2017.

Sugerir correcção
Comentar