Mobilidade na CPLP é uma "boa iniciativa" que irá implicar negociações, diz Cabo Verde

Foto
AFP/EVARISTO SA

O primeiro-ministro de Cabo Verde considerou este domingo que a mobilidade na circulação dentro do espaço da CPLP é uma "boa iniciativa" com condições de ser concretizada, mas que implicará negociações entre os parceiros lusófonos.

"É uma boa iniciativa. Há condições de concretizar, evidentemente que isto vai levar a algumas negociações, nomeadamente tendo em conta que Portugal pertence ao espaço Schengen [espaço europeu de livre circulação] na União Europeia, mas acho que não há incompatibilidade", disse José Ulisses Correia e Silva, à margem de uma iniciativa promovida pela Associação Cabo-verdiana (ACV) por ocasião da 5.ª Quinzena da Cultura Cabo-verdiana em Lisboa.

Na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na semana passada em Brasília, foi aprovada uma resolução específica sobre mobilidade, na qual os nove Estados-membros da CPLP se comprometeram a "instar os sectores nacionais competentes ao aumento dos esforços de implementação dos compromissos assumidos nos acordos sobre a mobilidade".

A proposta de mobilidade no espaço lusófono foi uma iniciativa de Portugal. O primeiro-ministro, António Costa, manifestou-se convicto de que a proposta portuguesa de mobilidade no espaço lusófono já será uma realidade quando Portugal assumir o cargo de secretário executivo da comunidade, em 2019.

"Seria muito bom para concretizar aquilo que é a essência da CPLP: um espaço, de facto, dos povos unidos pela língua, por uma identidade formada durante séculos. Acho que vale a pena experimentar esta iniciativa", reforçou o chefe do governo cabo-verdiano. "Temos de negociar, lançar a ideia e criar as condições para a sua concretização", acrescentou.

Sobre as relações entre Portugal e Cabo Verde, que classificou como "excelentes", José Ulisses Correia e Silva indicou que os dois países irão reunir-se em cimeira no primeiro trimestre de 2017. "Ainda não fixámos uma data, mas será no primeiro trimestre do próximo ano", indicou.

A CPLP, que nasceu há 20 anos, é constituída por nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sugerir correcção
Comentar