Basebol: Chicago Cubs põem fim a mais de 100 anos sem títulos

Desde 1908 que os Cubs não venciam a Major League. A maldição dos adeptos da equipa conhecida como os “adoráveis perdedores” chegou ao fim.

Fotogaleria
O momento da vitória dos Cubs AFP/ELSA
Adeptos festejam vitória dos Cubs
Fotogaleria
Adeptos festejam vitória dos Cubs AFP/Gregory Shamus
Fotogaleria
Ben Zobrist, uma das estrelas da equipa, festeja com a mulher AFP/EZRA SHAW
Fotogaleria
AFP/JAMIE SQUIRE
Fotogaleria
Reuters/ANDREW KELLY
Fotogaleria
Os atletas festejam em campo AFP/Jason Miller
Fotogaleria
Nas bancadas, a alegria dos adeptos AFP/Jason Miller
Fotogaleria
AFP/EZRA SHAW
Fotogaleria
AFP/EZRA SHAW

Os Estados Unidos atravessam um momento que promete entrar nos livros de História, após uma vitória que muitos consideravam impossível, mas que abalou uma nação. O facto de coincidir com a derradeira semana antes das eleições presidenciais é apenas uma coincidência.

Os Chicago Cubs venceram a World Series, a final da Major League de Basebol norte-americana, 108 anos depois da última vitória – a mais longa “seca” de uma equipa neste desporto. A capital do estado do Illinois quase rebentou com uma euforia que esteve guardada mais de cem anos. Numa parede no estádio dos Cubs, alguns adeptos começaram a escrever os nomes de familiares e conhecidos que não conseguiram viver para ver uma vitória da sua equipa, diz a BBC.

Entre os adeptos da equipa de Chicago era conhecida a frase “apenas um [campeonato] antes de morrer”. Há 71 anos que os Cubs nem sequer chegavam à final da World Series. Não era de estranhar que fossem apelidados de "loveable losers" (adoráveis perdedores).

“Não poderia ter sido um campeonato mais interessante e difícil para vencer”, disse o treinador dos Cubs, Joe Maddon, após a vitória contra os Cleveland Indians. Foi um jogo longo, com uma interrupção de 17 minutos devido à chuva, da qual os Cubs voltaram para resolver uma partida que encerraria uma caminhada para a vitória também ela atribulada - dos sete jogos possíveis das finais, o saldo dos primeiros quatro parecia difícil de reverter. Os Indians tinham três jogos vencidos e os Cubs apenas um. Dois jogos em casa e duas vitórias depois, o clube de Chicago levaria a final até Cleveland. E até uma vitória que ergueu bandeiras e cartazes que garantiam que era desta, que os adeptos eram crentes, que a bandeira com o W iria mesmo voar.

A vitória dos Cubs veio pôr um ponto final a uma “maldição” que terá sido lançada em 1945 por um adepto que queria entrar no estádio com a sua cabra de estimação. Apesar de lhe ter comprado bilhete, a sua entrada foi proibida – para além de a entrada de animais ser proibida, parece que Billy, o adepto, cheirava mal.

Billy terá então lançado a célebre maldição: “Os Cubs nunca mais irão ganhar um Campeonato do Mundo enquanto uma cabra não possa entrar em Wrigley Field.” Não há confirmação de que uma cabra tenha entrado no estádio desde então. Seguiram-se-lhe a maldição do gato preto que entrou em campo em 1969 e, mais recentemente, a demonização de um adepto, Steve Bartman, que interferiu numa jogada apanhando uma bola numa situação de falta em 2003. 

Nem o Presidente norte-americano, Barack Obama, – que viveu, trabalhou e ensinou em Chicago e foi senador pelo estado do Illinois – conseguiu ficar de fora dos festejos que invadiram o país, deixando no Twitter a sugestão de uma visita da equipa à Casa Branca.

Lembra a BBC que na última vez que os Cubs venceram o campeonato, em 1908, Theodore Roosevelt era o Presidente e as mulheres não tinham direito ao voto.

O título de mais longa travessia no deserto fica agora nas mãos dos Indians, que não vencem desde 1948. 

Sugerir correcção
Comentar