Adriana Calcanhotto será professora convidada na Universidade de Coimbra

A cantora e compositora brasileira exercerá a sua docência entre Fevereiro e Junho de 2017, período no qual escreverá também um livro para crianças sobre a Universidade.

Adriana Calcanhotto foi em 2014 directora por um dia do Público, no 24º aniversário do jornal
Foto
Adriana Calcanhotto foi em 2014 directora por um dia do Público, no 24º aniversário do jornal Joana Bourgard

Durante o primeiro semestre do próximo ano, Adriana Calcanhotto vai ser professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), anunciou esta quinta-feira a instituição. Entre Fevereiro e Junho de 2017, a cantautora brasileira vai escrever um livro para crianças sobre a UC e "desenvolver um plano de actividades intenso" na Faculdade de Letras.

Entre essas actividades estão "aulas abertas em articulação com as áreas de Português e de Estudos Artísticos, ateliers sobre escrita e produção artística, palestras e exposições", avança a UC. A cantora e compositora brasileira estará em Coimbra a convite da reitoria e do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC.

O coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros, Osvaldo Manuel Silvestre, destacou o "perfil raro" de Adriana Calcanhotto, que "tanto devora o legado de Caetano Veloso como a poesia de Mário de Sá-Carneiro ou a prática performativa de Hélio Oiticica, sem esquecer o vasto acervo da música popular brasileira, de Dorival Caymmi à bossa nova e a Roberto Carlos".
Na sua opinião, "faz, pois, todo o sentido que Adriana seja, por um semestre, professora convidada" na faculdade, para que todos possam aprender com ela.

"É com entusiasmo que receberemos Adriana Calcanhotto como professora convidada", afirmou o diretcor da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva. Para o responsável, "o prestígio do seu percurso artístico e a sua densa dimensão humana, cultural e cívica, facetas que motivaram o convite, contribuirão para ajudar a faculdade a revivificar os Estudos Brasileiros e permitirão robustecer a formação" que é proporcionada aos estudantes, sobretudo aos que frequentam a área de Estudos Artísticos.

"A troca de experiências que esta estadia vai oferecer enriquecerá o corpo docente que tem mais convívio com os campos de saber que Adriana Calcanhotto percorre e também contribuirá para marcar a produção artístico-cultural futura desta magistral cantautora brasileira", frisou.

Desde o primeiro álbum de Adriana Calcanhotto, lançado em 1990, "a sua obra tem reflectido vários géneros da música popular brasileira, assim como a própria poesia modernista de Portugal e do Brasil ou a poesia concreta", refere a UC. "Desde 2004, Adriana tem sido também Adriana Partimpim, um bem sucedido projecto musical para crianças que tem já três discos editados, um deles premiado com um Emmy Latino", acrescenta.

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, anunciou em Dezembro de 2015 que a cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto será embaixadora da Universidade de Coimbra durante o evento  Tudo Língua, organizado pelo PÚBLICO e pela UC.

Sugerir correcção