Mahler é o compositor mais caro do mundo em leilão

A Sinfonia n.º 2 de Mahler vai à praça por 3,9 milhões de euros.

Foto
O manuscrito que vai a leilão Sotheby's

A partitura original da Sinfonia n.º 2 de Gustav Mahler, conhecida como Ressurreição, vai ser leiloada pela primeira vez em Novembro pela Sotheby’s em Londres com uma base de licitação que pode atingir os 3,9 milhões de euros.

A partitura, com 232 páginas e escrita pela “distintiva mão do compositor” austríaco, diz a leiloeira no seu site, “é o manuscrito com uma estimativa mais alta até agora oferecido em leilão”. A leiloeira sublinha a proveniência deste “monumento da história musical” que pertenceu ao economista e empresário norte-americano Gilbert Kaplan, falecido este ano, que se apaixonou pelo compositor austríaco depois de ter ouvido a Ressurreição tocada no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 1965, e dedicou a sua vida a dirigir a sinfonia acompanhado pelas melhores orquestras do mundo. Foi em 1984 que Kaplan comprou a partitura à Fundação Mengelberg, responsável pelo legado do maestro e amigo de Mahler Willem Mengelberg, que a recebeu em 1920 das mãos da viúva do compositor.

O leilão, marcado para 29 de Novembro, vai levar à praça a primeira sinfonia completa autografada pelo compositor e anotada pela mão de Mahler entre 1888 e 1894. O recorde para um manuscrito musical, segundo o Financial Times, foi atingido com Mozart quando nove das suas sinfonias foram vendidas por 2,7 milhões de euros em 1987. 

Sugerir correcção
Comentar