Capa a cores em Madrid

Imagens de soldados americanos e ingleses da Segunda Guerra Mundial, cenas do pós-guerra, momentos de ócio e da vida quotidiana, fotografias de figuras públicas ou pessoas em cafés: Capa en Color no Círculo de Belas Artes.

Fotogaleria
No caminho de Namdinh para Thaibinh, Indochina, 1954. Robert Capa
Fotogaleria
Hemingway com os filhos Gregory e Patrick e Martha Gellhorn, em Sun Valley, Idaho, 1941. Robert Capa
Fotogaleria
Soldados britânicos num navio de Inglaterra para o norte de África, 1943. Robert Capa

Até 15 de Janeiro do próximo ano vão estar expostas em Madrid fotografias a cores de Robert Capa. O trabalho do fotojornalista estará no Círculo de Belas Artes da capital espanhola, na exposição Capa en Color, inaugurada dia 20 deste mês.

Capa, fotógrafo de guerra nascido em 1913 na Hungria, é conhecido pelas fotografias da Guerra Civil Espanhola. Esteve presente em algumas das mais importantes frentes de batalha, como a Segunda Guerra Mundial, tendo fotografado o desembarque dos aliados na Normandia. Morreu em 1954, ao pisar uma mina durante a guerra da Indochina. Nesse dia, levava duas máquinas consigo: uma tinha um filme a preto e branco, a outra a cores.

As suas fotografias mais conhecidas, como o instantâneo da morte de um miliciano perto de Córdova, Espanha, são a preto e branco. Porém, fotografava a cores desde 1941. Utilizava a cor para complementar a fotografia, mas muitas dessas imagens não foram publicadas dado o tempo necessário para as revelar, muito mais do que aquele que implica o preto e branco.

As primeiras imagens a cor de Capa mostram soldados americanos e ingleses da Segunda Guerra Mundial, mas são cenas do pós-guerra que figuram em algumas das suas fotografias a cor mais famosas. São momentos de ócio e da vida quotidiana, bem como fotografias de figuras públicas ou pessoas em cafés, num ponto de inflexão em relação ao seu trabalho mais conhecido.

A exposição que chega agora a Madrid já tinha estado em 2013 em Nova Iorque, e em 2015 chegara a Budapeste, ao Robert Capa Center, com um espólio de mais de 4000 negativos. Em Madrid incluirá mais de 150 imagens nunca impressas ou expostas em Espanha. É uma exposição organizada pelo próprio Círculo de Belas Artes de Madrid e pelo International Center of Photography e tem como curadora Cynthia Young.

O Círculo de Belas Artes terá ainda uma série de actividades relacionadas com a exposição, sendo a primeira uma conferência sobre reportagem de guerra com o fotógrafo Emilio Morenatti, a 14 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar