CTT lança colecção de selos em latas de conserva

Foram incluídas 50 mil séries de selos dentro de latas de conserva especialmente serigrafadas e preparadas para o efeito

Foto

A primeira emissão de selos em latas de conserva foi apresentada no dia 31 de Novembro ao público. Trata-se de uma série filatélica sobre as indústrias conserveiras, anunciaram os CTT-Correios de Portugal. "Nesta emissão [filatélica] foram incluídas 50 mil séries de selos dentro de latas de conserva especialmente serigrafadas e preparadas para o efeito, mas em tudo idênticas às que se utilizam para comercializar o atum, a sardinha, a cavala, as lulas, entre outros", afirmam os CTT em comunicado, no qual salientam que se trata "da primeira vez que uma emissão de selos é apresentada ao público em latas de conserva".

"Graças às suas qualidades e potencialidades gastronómicas na criação e reinvenção de novos produtos e sabores, as conservas portuguesas gozam hoje de um inegável prestígio nacional e internacional", lê-se no mesmo comunicado, referindo-se ainda que, nesta emissão estão representadas algumas espécies, entre as quais a sardinha, o biqueirão, a cavala, o atum, a lula e a enguia.

Asérie filatélica colocada em circulação é composta por seis selos, cada um deles com "três imagens, uma à esquerda, uma central e uma à direita". "O selo com o valor facial de 0,47 euros mostra um galeão a vapor, um pormenor de cartaz publicitário da empresa Annuario do Brasil e um biqueirão; o selo de 0,58 euros mostra o 'desenvasar' da sardinha, o pormenor de gravura do livro de ouro das conservas e uma sardinha; no selo de 0,65 euros constam três imagens, nomeadamente o cais de descarga do peixe para a fábrica de conservas, uma ilustração de Fred Kradolfer e uma cavala; o selo de 0,75 euros demonstra o enlatamento, um cartaz publicitário das conservas de atum; o selo de 0,80 euros, com a secção do 'vazio', um postal publicitário de Brandão Gomes e uma lula; e, por fim, o selo com o valor facial de 1,00 euro mostra a secção do 'cheio', um cartaz publicitário das conservas Boavista e uma enguia", explicam os CTT.

Cada um dos selos tem uma tiragem de 125.000 exemplares, e um formato de 30,6 X 80 milímetros, tendo o 'design' estado a cargo do Atelier Pendão&Prior, nomeadamente por Fernando Pendão. As obliterações de primeiro dia são feitas nas lojas dos CTT nos Restauradores, em Lisboa, Munícipio, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, e Teixeira Gomes, em Portimão, e Matosinhos.

Sugerir correcção
Comentar