Índia expulsa diplomata paquistanês e Paquistão expulsa diplomata indiano

As autoridades indianas detiveram um diplomata paquistanês acusado de acções de espionagem. Horas mais tarde o Paquistão anunciou que iria expulsar um diplomata indiano.

Foto
Tensões entre Índia e Paquistão têm aumentado nos últimos meses AFP/PRAKASH SINGH

A polícia da Índia deteve esta quinta-feira um diplomata paquistanês à porta do jardim zoológico de Deli. O ministro dos Negócios Estrangeiros indiano já informou que Mehmood Akhtar, membro do corpo diplomático do Paquistão na capital Nova Deli, vai ser expulso do país.

A notícia foi dada pelo jornal paquistanês Dawn, que informou que as autoridades indianas acusam o diplomata de 35 anos de estar a trocar documentos com informação sensível com outros dois cidadãos da Índia, que também foram detidos. Mais tarde, Akhtar foi libertado mas com um prazo de 48 horas para abandonar o país.

Nova Deli acusa assim Mehmood Akhtar de fazer parte de uma rede de espionagem, utilizando a sua posição diplomática para reunir informação. O Paquistão já negou as acusações, condenando uma detenção que viola a Convenção de Viena de 1961, que garante imunidade diplomática aos representantes nacionais no estrangeiro, argumenta-se.

A retaliação paquistanesa não se fez esperar. Horas depois, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão comunicou à embaixada da Índia que um dos seus diplomatas iria ser expulso, dá conta a AFP.

Nos últimos meses a tensão entre Índia e Paquistão tem conhecido vários picos. No último mês, 19 soldados indianos morreram num ataque em Caxemira, por militantes que Nova Deli acusa de serem financiados por Islamabad. Também em Setembro a Índia anunciou que vai enviar forças especiais para o território de Caxemira, que é actualmente controlado pelo Paquistão, para prevenir possíveis entradas de militantes na fronteira indiana.

Sugerir correcção
Comentar