Comissária Kristalina Georgieva demitiu-se e vai para o Banco Mundial

Foto
Georgieva concorreu contra António Guterres na última eleição para secretário-geral da ONU DOMINICK REUTER/AFP

Kristalina Georgieva demitiu-se da Comissão Europeia e foi já nomeada para o cargo de directora executiva (CEO) no Banco Mundial, respondendo directamente a Jim Yong Kim, o presidente da instituição de apoio ao desenvolvimento. A búlgara que entrou na corrida para o posto de secretário-geral das Nações Unidas já próximo da meta, vai começar funções em Janeiro.

A pasta do Orçamento, que tem sido a da comissária búlgara desde 2014, deve ser assumida pelo alemão Günther Oettinger, que até agora é responsável pelo Digital, diz o site Politico Europa. Aliás, pode haver uma remodelação mais vasta na Comissão Europeia nos próximos dias.

Georgieva estava de licença sem vencimento - tinha-a obtido para lutar pela liderança da ONU, numa candidatura apoiada pela chanceler alemã Angela Merkel. Mas no fim, foi batida por António Guterres.

Georgieva demite-se insatisfeita com a forma como a Comissão Europeia está a funcionar, diz o Politico, citando fontes próximas da comissária. Queixa-se de Martin Selmayr, chefe de gabinete de Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão. Selmayr é “uma influência tóxica” na Comissão Europeia.

A comissária búlgara tem experiência prévia no Banco Mundial, onde já trabalhou 17 anos. O cargo que vai ocupar em Washington agora é novo, diz o Guardian, embora na prática substitua Sri Mulyani Indrawati, que foi nomeada ministra das Finanças da Indonésia em Julho.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários