Napflix: vídeos aborrecidos para acabares com as insónias

Alternativa ao Netflix oferece “entretenimento aborrecido” para quem tem problemas em adormecer. Plataforma criada por dois espanhóis também tem produções originais

Foto
Krista Mangulsone/Unsplash

Partidas de xadrez com narradores monótonos, lareiras a crepitar durante duas horas, o rebentar das ondas de uma qualquer praia paradisíaca ou a mira técnica da BBC ao som de música altamente repetitiva. Parece-te entediante? O objectivo do Napflix é mesmo esse: aborrecer quem vê e ouve estes vídeos até que o sono vença.

A plataforma — com um nome (e um logótipo) a piscar o olho ao serviço de “streaming” de séries e filmes Netflix — foi pensada e criada por dois jovens espanhóis: Victor Gutierrez de Tena e Franc Bonet. “Napflix é uma plataforma de vídeo onde podes encontrar os conteúdos mais silenciosos e sonolentos para relaxar o teu cérebro e ajudar-te a adormecer”, descrevem.

E, tal como o Netflix, também o Napflix está a apostar em produção própria. “Subway” consiste numa viagem de comboio entre Canal Street, em Manhattan, e Coney Island. A ideia, dizem Tena e Bonet em entrevista à AFP, é “fazer entretenimento aborrecido” — e compilar as milhares de horas de vídeos entediantes que a Internet oferece.

De acordo com a Cadena Ser, o conceito nasceu quando os dois fundadores assistiram a um jogo de futebol que terminou empatado a zero golos. “Durante o jogo soporífero, [eles] pensaram em criar conteúdo próprio de carácter monótono para lugar contra a insónia dos espectadores.”

Apesar disso, há critérios, asseguram à rádio espanhola. “Tem de ser algo monótono, não repetitivo. O vídeo deve mostrar a realidade, algo que pode ajudar a conciliar o sono.”

“Levar a ‘siesta’ ao próximo nível”, como pretendem os dois amigos, pode passar por uma etapa da Volta à França em bicicleta de 1992 ou por três horas de um aquário com peixinhos coloridos.

Sugerir correcção
Comentar