Guitarrista-revelação Javier Conde abre Festival Flamenco de Lisboa no Trindade

O Festival Flamenco de Lisboa volta a abrir com um jovem prodígio da guitarra. Depois de Amós Lora, em 2015, é a vez de Javier Conde. Esta quarta-feira no Teatro da Trindade, às 21h30.

Fotogaleria
Javier Conde, uma jovem revelação na guitarra flamenca DR
Fotogaleria
José António Conde (guitarra) e Paco “El Levita” (cante) DR
Fotogaleria
Zaira Santos (baile flamenco) ALAIN SCHERER
Fotogaleria
Manuel Fernández Montoya, “El Carpeta” DR

Ainda com a lembrança viva desse prodígio da guitarra que é Amós Lora, a estrela de 2015, a nona edição do Festival Flamenco de Lisboa começa esta quarta-feira no Teatro da Trindade, às 21h30, com um outro distinto jovem guitarrista flamenco, Javier Conde. Nascido num dia de Natal, 25 de Dezembro de 1988, e prestes a completar 28 anos, Javier tem conquistado vários prémios e é, também ele, uma revelação. Começou a tocar guitarra aos 4 anos, impulsionado pelo pai, o também guitarrista José António Conde e, após várias actuações em Cáceres, a sua terra natal, tocou com nomes grandes do flamenco como Manolo Sanlúcar, Lebrijano e José Mercé.

Os organizadores do festival, numa apresentação elogiosa de Javier Conde, lembram o “seu respeito pelos mestres e pelo seu próprio ‘compás’ flamenco”, subscrevendo a previsão de que ele possa vir a ser “ um dos grandes pilares da guitarra e do flamenco da Extremadura no mundo.” Em Lisboa, apresentará o espectáculo El Flamenco y Su Vibrante Mundo e, com ele, estarão José António Conde (seu pai, na guitarra) Zaira Santos (baile flamenco) e Paco “El Levita” (cante).

O Festival prosseguirá em Novembro, na mesma sala, com dois espectáculos. O primeiro está entregue à Columna Flamenca, criada em Lisboa em 2016 pela Associação Flamenco Atlântico (que organiza o festival) e que será uma estreia. A companhia Columna Flamenca, que conta com artistas portugueses, espanhóis e marroquinos, estreia a sua primeira criação, Corpo Sonoro, “um tríptico intimista de baile flamenco, inspirado no texto Rayuela do escritor Júlio Cortazar, nos poemas de Federico Garcia Lorca e no álbum Street Hassle de Lou Reed, gravado em 1978.” Será no dia 25 de Novembro, às 21h30.

No dia seguinte, 26, à mesma hora, o palco será entregue ao bailaor Manuel Fernández Montoya, “El Carpeta”, que é da dinastia de “Los Farruco” e irmão mais novo de Farruquito, que foi a estrela principal do Festival Flamenco de Lisboa em 2014. “O Flamenco corre-lhe no sangue e na raça mas conseguiu criar o seu espaço com a alma aberta e a sua forma de bailar o Flamenco”, garantem os organizadores. “Uma noite onde se apresentará o presente e o futuro do novo baile flamenco.”

Paralelamente aos espectáculos, há duas actividades paralelas no Espaço Flamenco Atlântico: aulas de Guitarra, na tarde desta quarta-feira, 26 de Outubro, pelas 18h; e aulas de Baile no dia 26 de Novembro, no mesmo espaço e à mesma hora.

Desde que foi criado, em 2008, já passaram pelo Festival Flamenco de Lisboa nomes tão relevantes nesta arte quanto Enrique Morente, Miguel Poveda, Carmen Linares, Miguel de Tena, Juan Manuel Cañizares, Pepe Habichuela, Estrella Morente, Farruquito, Fuensanta La Moneta ou Amós Lora.

Sugerir correcção
Comentar