Terrenos expropriados por cinco milhões de euros

Hectares em que o Sporting de Braga está a construir a academia foram doados ao clube pelo município depois de várias expropriações.

Foto
Hugo Santos

Os 11 hectares em que o Sporting de Braga está a construir a sua academia foram doados ao clube pelo município no ano passado. Os terrenos em causa tinham passado para a posse da Câmara de Braga 11 anos antes, através de várias expropriações que tinham como objectivo a concretização de um parque desportivo e de lazer em torno do novo estádio municipal da cidade que então estava a ser ultimado. O processo custou na altura cerca de 5 milhões de euros aos cofres municipais.

A doação ao Sporting de Braga foi aprovada em reunião de Câmara – com os votos favoráveis dos vereadores da coligação que lidera a autarquia (PSD/CDS/PPM) e da CDU e os votos contra do PS – em Setembro de 2015. A transação foi então avaliada em 3,7 milhões de euros. A autarquia alegava não ter condições financeiras para concretizar o parque público que estava previsto para o local para justificar a entrega dos terrenos ao clube. O acordo prevê, no entanto, algumas cláusulas que visam garantir usufruto público da futura academia.

Sugerir correcção
Comentar