Três concertos para comemorar o aniversário de The Velvet Underground & Nico

2017 trará três concertos de John Cale para comemorar o 50º aniversário do "álbum da banana".

Foto
O mítico álbum da banda norte-americana faz 50 anos. DR

O músico John Cale anunciou que dará três concertos em 2017 para comemorar o 50º aniversário do álbum The Velvet Underground & Nico, o álbum de estreia da banda, frequentemente conhecido como o “álbum da banana” pela famosa capa de Andy Warhol e um dos mais celebrados e influentes na história da música popular urbana.

“Esta combinação estranha entre quatro músicos distintos e uma relutante rainha de beleza resumiu perfeitamente o que significava The Velvet Underground”, afirmou Cale ao New Musical Express. Cale diz não querer “gastar tempo no passado”, mas “a marca dos 50 anos” não podia ser deixada em branco. 

Os concertos terão lugar em Nova Iorque, Paris e Liverpool. De momento apenas o de Liverpool tem data: 26 de Maio, nas docas da cidade.

Mas não é a única notícia para os fãs dos The Velvet Underground. A realizadora italiana Susanna Nicchiarelli anunciou que está a preparar um biopic sobre Nico, interpretada pela actriz dinamarquesa Trine Dyrholm. As filmagens de Nico, 1988 vão começar a 7 de Novembro deste ano e ainda não há data de estreia. O título é uma referência ao ano da sua morte, que surgiu quando, de férias em Ibiza, sofreu um ataque cardíaco enquanto passeava de bicicleta. A sua voz e o seu percurso nos Velvet Underground, a par de álbuns como Chelsea Girl, o da estreia a solo em 1967, tornaram-na uma referência para músicos e bandas tão diversas como Siouxsie & The Banshees, Patti Smith, Björk ou Patrick Wolf.

O filme centra-se nos últimos anos da cantora, actriz e manequim, que apenas colaborou com a banda no primeiro álbum, lançando-se de seguida numa carreira a solo. Com o argumento apoiado em entrevistas com Ari Paffgen, filho da artista, e Alan Wise, o seu antigo manager, o filme contará ainda com imagens de arquivo e canções originais de Nico.

 

Sugerir correcção
Comentar