Uivo, documentário sobre António Sérgio, chega à televisão

RTP2 exibe filme sobre o radialista a 1 de Novembro.

Foto
Uma das imagens de arquivo utilizadas no documentário DR

Uivo, documentário sobre a vida de António Sérgio, assinado pelo cineasta Eduardo Morais, estreia-se em televisão no próximo dia 1 de Novembro, na RTP2. A exibição do documentário assinala o quinto aniversário da morte do radialista português.

Nascido em 1950 em Benguela, Angola, António Sérgio cedo se sentiu apaixonado pela rádio, tal como o seu pai. Aos 13 anos, vem para Portugal e começa a dar os primeiros passos no meio, dando início a uma carreira profissional que deixou marca em muitos ouvintes.

António Sérgio foi um dos grandes impulsionadores e divulgadores da música alternativa em Portugal. Durante a sua carreira, passou por quase todas as grandes rádios portuguesas: Renascença, Comercial, XFM e Radar. A sua voz ficou imortalizada em programas como Som da Frente (1982-1993), Lança-Chamas (1983-1990) ou A Hora do Lobo (1997). Os programas que criou e conduziu tinham como objectivo divulgar o rock, o punk ou a new wave.

O radialista morreu inesperadamente a 1 de Novembro de 2009.

Uivo foi realizado entre Março e Setembro de 2014, financiado por uma campanha de crowdfunding que superou expectativas ao arrecadar quase 3400 euros. O documentário cruza material de arquivo com depoimentos de várias personalidades da música, do jornalismo e da rádio, como João David Nunes, Luís Filipe Barros, Álvaro Costa, Nuno Calado ou Henrique Amaro.

Texto editado por Hugo Torres

Sugerir correcção
Comentar