Morreu o fotógrafo Louis Stettner, o Doisneau americano

Trabalhou como repórter fotográfico para as revistas Time, Life, Paris Match e National Geographic. Tinha 93 anos.

Foto
Uma das fotografias de Louis Stettner que estava na exposição do Pompidou Louis Stettner cortesia do Centre Pompidou

O fotógrafo Louis Stettner, morreu aos 93 anos, em Paris, divulgou o Centro Georges Pompidou que lhe dedicou uma exposição no Verão passado. Chamavam-lhe o "Doisneau americano", pelas imagens que captou, em Paris e em Nova Iorque, na euforia do pós-guerra. 

“Entre França e os Estados Unidos, com um pé em cada continente, Louis Stettner sempre soube exprimir, através de uma fotografia sensível e empenhada, a vida quotidiana dos seus semelhantes”, sublinhou o presidente do Centro Pompidou, Serge Lasvignes, em comunicado.

Nascido em Nova Iorque no dia 7 de Novembro de 1922, Louis Stettner escolheu viver na capital francesa a partir dos anos 1950 e foi principalmente nestas duas cidades que construiu a sua obra captando cenas da vida quotidiana, os habitantes e as ruas, com o olhar poético que o caracterizava.

Trabalhou como repórter fotográfico para as revistas Time, Life, Paris Match, Fortune e National Geographic e estudou no Instituto de Altos Estudos Cinematográficos de 1947 a 1949.  Com uma ligação muito forte a França, Stettner montou pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial uma exposição em Nova Iorque para divulgar os trabalhos de Brassaï, Doisneau, Boubat e Izis.

 O Centro Pompidou mostrou de 15 de Junho a 12 de Setembro uma centena das suas obras na Galeria de fotografias e o artista quis que o centro fosse "o lugar de referência" para a sua obra e por isso lhe doou ainda ano, um conjunto considerável de 104 fotografias do seu acervo.

“Ele tinha uma criatividade transbordante”, conta Clément Chéroux, comissário dessa exposição, à AFP. "Escrevia, desenhava, esculpia e fotografava...Pouco antes da exposição inaugurar no Pompidou, ele andava a fotografar nos Alpilles com um equipamento que pesava uns doze quilos!”.

Sugerir correcção
Comentar