Idosos de Alfândega da Fé em calendário para promover a autoestima

Iniciativa abrangeu 25 idosos com idades entre os 61 e os 91 anos

Foto
O calendário de 2017 de Alfândega da Fé vai ter idosos nas suas páginas Enric Vives-Rubio

O ano de 2017 vai ser seguido em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, num calendário com rostos de seniores da terra, pensado para valorizar e promover a autoestima dos mais velhos. A iniciativa é da Liga dos Amigos do Centro de Saúde, no âmbito da Universidade Sénior de Alfândega da Fé, e os cerca de 300 exemplares deverão estar disponíveis por altura do Natal, como disse à Lusa, esta sexta-feira, Ana Catarina Teixeira, coordenadora do projecto.

A sessão fotográfica já decorreu, num dos espaços mais emblemáticos de Trás-os-Montes, o Hotel e Spa de Alfândega da Fé, e proporcionou experiências novas a 25 idosos com idades entre os 61 e os 91 anos.

A maioria das mulheres nunca se tinha maquilhado e fê-lo, pela primeira vez, para a sessão com a ajuda de uma profissional, como contou Ana Catarina. "Houve também alguns casais que no casamento não tiraram fotografias e puderam agora tirar uma foto juntos", continuou.

O objectivo desta iniciativa é "melhorar a autoestima dos idosos, promover o envelhecimento activo e trabalhar para que se sintam bem com a imagem que têm".

Os promotores estão a pensar imprimir cerca de 300 calendários que serão apresentados e começarão a ser vendidos no final do ano, inseridos nas actividades de outra iniciativa local, a Aldeia Natal.

As actividades natalícias envolvem toda a comunidade com as diferentes instituições locais a participarem com motivos alusivos à quadra, como presépios, que são expostos no jardim da vila transmontana, colorida também pela iluminação de Natal. O evento tem ainda cariz solidário com os participantes num desfile a oferecerem bens alimentares para distribuir pelos mais carenciados.

O envelhecimento activo tem sido uma preocupação do concelho de Alfândega da Fé e o calendário quer mostrar que os seniores "estão mais ousados, apresentando-os de uma forma criativa e sem preconceitos".

"Num concelho cada vez mais envelhecido e com cada vez mais idosos a viverem sozinhos, esta actividade é uma forma de combate ao isolamento e exclusão social", defendem os promotores da iniciativa inserida nos projectos do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração, designado por CLDS 3G- "Alfândega em Rede"     

Sugerir correcção
Comentar