Todas as pensões até 838 euros terão aumento igual à inflação

Governo altera lei de actualização das pensões e alarga número de pensionistas abrangidos pelo aumento

Foto
Mais pensionistas vão beneficiar do aumento previsto para 2017 Daniel Rocha

No próximo ano, todas as pensões até 838 euros terão aumentos em linha com a inflação. A medida está prevista numa versão preliminar do Orçamento do Estado (OE) para 2017 que saiu ontem do Conselho de Ministros e que esta manhã ainda esteve a ser trabalhada pelo Governo.

Nessa proposta, o Governo propõe uma alteração à lei que estipula a fórmula de actualização das pensões (Decreto-lei 53-B/2006), prevendo que as reformas de valor correspondente a dois Indexantes dos Apoios Sociais (o IAS, que este ano é de 419,22 euros, mas que será actualizado no próximo ano) têm aumentos em linha com a inflação.

Nas regras em vigor, esta actualização apenas se aplicaria às pensões até 1,5 IAS, ou seja até 628 euros.

Assim, e de acordo com a alteração, as pensões até dois IAS têm uma acutalização correpondente à inflação, porque a média do crescimento real do PIB será, este ano, inferior a 2% (nesta sexta-feira, no Parlamento, o primeiro-ministro falou num crescimento de 1,2%). 

Esta medida vem acrescer à actualização extraordinária que será dada em Agosto às pensões até 628 euros, também prevista no OE. Os pensionistas neste escalão de rendimentos terão um aumento faseado: em Janeiro podem contar com uma actualização em linha com a inflação e, depois, em Agosto, terão um aumento extra de 10 euros.

Já no final do ano passado, o Governo tinha alterado a fórmula de actualização das pensões. A inflação a ter em conta passou a ser a variação média dos últimos meses, sem habitação, “disponível em Dezembro do ano anterior ao que reporta a actualização, ou em 30 de Novembro, se aquele não estiver disponível à data da assinatura do diploma de actualização”. Antes era a inflação (sem habitação)disponível em Novembro, ou seja, a de Outubro.

Veja todas as notícias sobre o OE 2017

Sugerir correcção
Ler 2 comentários