Sucessão na Tailândia: o que farão os militares?

Durante 70 anos, Bhumibol foi um dos poucos faróis de união num dos países mais instáveis do mundo. Assistiu a dez golpes militares bem-sucedidos. A sua sucessão abre a porta a consequências imprevisíveis.

Fotogaleria
A junta militar é liderada pelo general Prayuth Chan-ocha AFP/-
Fotogaleria
Uma tailandesa exibe uma fotografia do monarca que reinou no país durante 70 anos
Fotogaleria
A morte de Bhumibol é mais do que um acontecimento traumático para toda uma sociedade AFP/MUNIR UZ ZAMAN
Fotogaleria
Parlamento tailandês respeitou um minuto de silêncio Reuters/STRINGER
Fotogaleria
A proximidade do príncipe Vajiralongkorn a Thaksin Shinawatra (na foto) continua a incomodar os generais AFP/PORNCHAI KITTIWONGSAKUL

De cada vez que adoecia, o país ficava em suspenso — a bolsa afundava, multidões rezavam em conjunto, as redes sociais enchiam-se de frases solidárias. Morreu o rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que tinha o reinado mais longo em todo o mundo. A sua morte é mais do que um acontecimento traumático para toda uma sociedade e traz implicações profundas para o futuro do país.

A maioria dos tailandeses não conheceu outro rei no seu tempo de vida. Com a morte de Bhumibol abre-se um período de grande instabilidade na vida política tailandesa. Nos últimos anos, perante a degradação crescente da condição clínica do rei, vários sectores relevantes iniciaram uma série de jogadas de bastidores para garantirem que a sucessão teria o desfecho mais conveniente para os seus interesses. O país é governado desde Maio de 2014 por uma junta militar e o Exército não vai abrir mão de influenciar o que se segue.

Foto
Lágrimas pela morte do monarca: a maioria dos tailandeses não conheceu outro rei no seu tempo de vida AFP/MUNIR UZ ZAMAN

A morte de Bhumibol era ao mesmo tempo a notícia mais esperada e a menos abordada nos últimos meses na Tailândia. O rei passou os últimos dois anos a entrar e a sair do hospital, mas a sucessão continuou a ser um tabu. A família real é sujeita a uma cobertura muito cuidadosa por parte da imprensa local e qualquer comentário está sujeito ao escrutínio das autoridades. A junta militar que governa desde o golpe de Maio de 2014 endureceu a lei de lesa-majestade, uma das mais rígidas do mundo a regulamentar a difamação. Uma injúria dirigida à família real pode agora dar azo a uma pena de 30 anos de prisão. Um dos problemas é o alcance do que se entende como ofensa. No final do ano passado, um homem foi condenado por ter feito uma publicação “satírica” sobre o rei e a sua cadela.

Bhumibol nunca terá encorajado, ou sequer aprovado, o culto de personalidade que se formou à sua volta. “Se dizem que o rei não pode ser criticado, isso sugere que o rei não é humano”, chegou a dizer. Mas o seu estatuto quase divino serviu os interesses de outros sectores próximos do palácio, como os militares que periodicamente foram assumindo o poder na Tailândia.

Um estrangeiro

Com 18 anos, Bhumibol chega ao trono por via de uma tragédia: o irmão Ananda é encontrado morto numa manhã, na sua cama, com um tiro na cabeça. Três membros do palácio foram acusados, mas sempre persistiu a suspeita de que tenha sido Bhumibol a matar o irmão, de forma acidental. A tese foi avançada pelo jornalista britânico Andrew MacGregor Marshall, num polémico livro que foi proibido na Tailândia e que lhe valeu a expulsão do país.

Foto
A junta militar liderada pelo general Prayuth Chan-ocha tem consolidado o seu poder desde 2014 Reuters/DAMIR SAGOLJ

O jovem príncipe acabou por subir ao trono, mas a coroação oficial ocorreu apenas quatro anos depois, uma vez que Bhumibol estava a estudar na Suíça, onde passou a infância. Esta era uma época em que a coroa tailandesa estava enfraquecida, sem qualquer poder real desde a entrada em vigor do regime constitucional em 1932. Nascido nos Estados Unidos, sem qualquer ligação sentimental ao país, criado a milhares de quilómetros e até sem dominar bem a língua, Bhumibol, agora Rama IX, tinha tudo para ser um rei a prazo.

A Tailândia do pós-II Guerra pouco tinha a ver com ele. “Uma figura da modernidade numa sociedade quase feudal, presa no século XIX, o jovem rei velejava, tocava jazz, tinha a sua própria estação de rádio, pintava quadros expressionistas a óleo e frequentava festas da classe alta”, escreveu o jornalista Paul Hanley na sua biografia não autorizada de 2006 The King Never Smiles (O Rei que nunca ri).

E, porém, o rei consolidou o seu poder e aprendeu a navegar nas águas traiçoeiras da política tailandesa. Durante as sete décadas de reinado, Bhumibol assistiu a dez golpes militares, sem que a sua autoridade fosse posta em causa. Na verdade, o grosso da população, presa entre a corrupção da classe política e o autoritarismo dos generais, depositava no monarca a legitimidade política. À sua volta, o palácio conseguiu concentrar os interesses muitas vezes díspares de uma sociedade muito polarizada como é a da Tailândia.

“A coligação emergente da monarquia, o antigo establishment monárquico, a elite capitalista de etnia chinesa e os militares, foi cimentada pelo cada vez mais rico Gabinete de Propriedade da Coroa, que une a oligarquia numa teia de negócios empresários e investimentos”, escrevia em 2014 Andrew MacGregor Marshall no seu livro A Kingdom in Crisis. Para além do capital político, a coroa tailandesa acumulou uma vasta fortuna — segundo a revista Forbes, é mesmo a mais rica do mundo, valorizada em mais de 30 mil milhões de dólares (27 mil milhões de euros).

Bhumibol não era conhecido por longos discursos, mas as suas parcas palavras em público eram vistas como ensinamentos pelos tailandeses. Um dos seus legados é uma filosofia económica designada “economia de suficiência”, que advoga a preservação de recursos e uma produção sustentável, baseada nas tradições rurais.

Apesar dos poucos poderes formais que lhe foram conferidos, a intervenção de Bhumibol ao longo dos anos veio a revelar-se decisiva, tanto por acções como omissões. Em 1973, autorizou o acolhimento de manifestantes que protestavam contra o Exército, impedindo a sua chacina. Mas não o fez três anos mais tarde quando um grupo de estudantes de esquerda foi massacrado por uma milícia pró-governamental. O desfecho dos vários golpes militares dependeu sempre do assentimento tácito — ou falta dele — por parte do rei Bhumibol.

Não é por acaso que a revista norte-americana especializada em assuntos diplomáticos National Interest declarava em 2015 que “a mortalidade do rei é o factor central na política tailandesa”.

Como se portará a junta militar?

Os próximos tempos serão decisivos para o futuro da Tailândia. A junta militar liderada pelo general Prayuth Chan-ocha tem consolidado o seu poder desde 2014. Apesar de ter prometido eleições para o próximo ano, a nova Constituição garante que os militares vão continuar a ter um papel preponderante nas principais instituições do Estado.

Quanto à sucessão, a preferência dos generais recaía sobre a princesa Maha Chakri Sirindhorn, irmã de Vajiralongkorn. O novo texto constitucional dá amplos poderes ao chamado Conselho Nacional para a Paz e Ordem — o nome formal da junta — incluindo o de manter a estabilidade durante o processo de sucessão, ou seja, dá a possibilidade de que sejam os militares a indicar um regente para o trono. O repúdio dos generais em relação a Vajiralongkorn está relacionado com a proximidade do príncipe ao clã dos Shinawatra, inimigos de morte do sector militar.

O Pheu Thai (Os Tailandeses Amam a Tailândia) de Thaksin Shinawatra, um ex-polícia que se tornou um empresário de sucesso, venceu todas as eleições a que concorreu. A sua base de apoio são as zonas rurais empobrecidas, sobretudo no Norte do país, seduzidas pela mensagem populista direccionada contra as elites urbanas de Banguecoque que Thaksin conseguiu inculcar, explorando os ressentimentos já presentes numa população que se considera esquecida.

O Governo de Thaksin foi acusado de corrupção e de violação dos direitos humanos, sobretudo no âmbito da luta contra as drogas por si lançada, em que morreram quase três mil pessoas. Em 2006, um golpe tirou Thaksin do poder, que vive desde então exilado no Reino Unido. A sua irmã, Yingluck, tomou as rédeas do partido e tornou-se primeira-ministra depois das eleições de 2011, mas o seu Governo acabou por sucumbir a novo golpe militar, três anos depois.

Para os militares, promover um afastamento de Vajiralongkorn, o herdeiro natural à coroa, poderia revelar-se demasiado arriscado e há a crença de que o príncipe pode ser manipulável. Vajiralongkorn tem ensaiado uma ligeira aproximação aos generais. No final de 2014, o príncipe divorciou-se de Srirasmi e retirou o filho de ambos da linha de sucessão — Srirasmi era considerada por muitos uma mulher imprópria para ascender ao trono e o seu afastamento é visto como uma concessão ao sector ultra-monárquico, próximo dos militares.

Mas a proximidade de Vajiralongkorn a Thaksin continua a incomodar os generais. De acordo com o site especializado no Sudeste Asiático New Mandala, o príncipe e o empresário encontraram-se pelo menos uma vez desde o exílio de Thaksin. Um dos poucos poderes reais do monarca é a concessão de amnistias, e existe o perigo de que Vajiralongkorn possa perdoar o ex-primeiro-ministro, abrindo caminho ao seu regresso à Tailândia.

“Não me posso dar ao luxo de morrer”, terá dito Bhumibol há alguns anos, em tom de brincadeira, de acordo com uma biografia semi-oficial publicada em 1999. Não era seguramente um simples desejo de imortalidade aquilo que dominava o pensamento do rei da “terra dos sorrisos”.

Sugerir correcção
Comentar