Câmara de Ílhavo aprova corredor ciclável na Via Portuária da Gafanha da Nazaré

O corredor terá uma extensão de quatro quilómetros e ligará a Via de Cintura Portuária e a zona urbana da Gafanha da Nazaré. Câmara de Ílhavo descreve o projecto como "uma valorização ambiental desse espaço residual".

Foto
pedro cunha

O executivo municipal de Ílhavo aprovou o projecto de execução do corredor ciclável para a via de cintura portuária da Gafanha da Nazaré até à Ponte da Barra, anunciou nesta segunda-feira a autarquia.

A obra, com um custo superior a 300 mil euros, financiada em 85% pelo programa Centro 2020, compreende o trajecto entre a fábrica da Bresfor, a rotunda do Porto de Aveiro e a Ponte da Barra, numa extensão de cerca de quatro quilómetros, estando prevista no Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

"Este projecto de execução corresponde essencialmente à construção de um corredor ciclável e à valorização ambiental da faixa de terreno existente entre a Via de Cintura Portuária e a malha urbana da zona poente da Gafanha da Nazaré, de forma a agregar o tráfego motorizado com o tráfego ciclável e pedonal ao longo dessa via, bem como a valorização ambiental desse espaço residual", descreve a Câmara de Ílhavo em nota de imprensa.

O corredor ciclável da Via de Cintura Portuária é uma das peças fundamentais da rede de pistas cicláveis que a Câmara de Ílhavo quer fazer, para permitir o acesso de Ílhavo e de Aveiro às praias de bicicleta, uma tradição que uma vez retomada permitiria aliviar a carga de automóveis nas zonas balneares da Barra e Costa Nova, dado serem curtas distâncias.

Existe já uma via paralela à A25 para bicicletas, mas apenas entre Aveiro e o nó da Friopesca, na Gafanha da Nazaré, que, por falta de continuidade, obriga os ciclistas a usar a malha rodoviária no concelho de Ílhavo e, até agora, a atravessar a Via de Cintura Portuária, para poderem aceder à Ponte da Barra.

Sugerir correcção
Comentar