Armando Silva Carvalho distinguido com Grande Prémio de Poesia António Feijó

Parceria da Associação Portuguesa de Escritores com a Câmara Municipal de Ponte de Lima premeia livro A Sombra do Mar.

Foto
Armando da Silva Carvalho Rui Gaudêncio

Depois de, em Março passado, lhe ter valido o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, o livro A Sombra do Mar (edição Assírio & Alvim) deu agora a Armando Silva Carvalho o Grande Prémio de Poesia António Feijó.

Trata-se da primeira edição deste prémio resultante da parceria da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a Câmara Municipal de Ponte de Lima, e que tem o valor monetário de 10 mil euros.

A justificar a atribuição do prémio a este escritor nascido em Óbidos em 1938, o júri, constituído pelo presidente da APE, José Manuel Mendes, por Cândido Oliveira e Rita Patrício, sublinhou que “A Sombra do Mar destaca-se pelo rigoroso domínio da arquitectura poética, considerada quer ao nível da composição de cada poema, quer na organicidade da sequência de poemas que constitui o livro”.

No comunicado enviado à imprensa, em que especifica ainda que a decisão foi tomada por unanimidade, a APE acrescenta: “Num diálogo constante com vozes tutelares da poesia em língua portuguesa, muito em particular Pessoa, a poesia de Armando Silva Carvalho caracteriza-se pela permanente ironia, a vigiar um lúcido e comovido olhar sobre o tempo, pessoal mas que também reconhecemos como nosso”. E classifica ainda a escrita de Armando da Silva Carvalho como “poesia do quotidiano”, que “descobre a matéria possível para a leitura do mundo, feito de terror e alegria”.

A cerimónia de entrega do prémio – que diz respeito a obras publicadas em 2015 – acontecerá em lugar e data a divulgar posteriormente.

 

Sugerir correcção
Comentar