GNR ensina a idosos regras de segurança para se protegerem de situações de crime

Militares realizam este mês várias acções de sensibilização em todo o país.

Foto
Acções de sensibilização da GNR percorrerão todo o país NELSON GARRIDO

Militares da GNR vão realizar durante este mês, em todo o país, acções de sensibilização junto dos idosos, que visam ensinar-lhes regras de segurança para se protegerem de situações de crime, violência e burlas, anunciou hoje a corporação.

Integradas na operação Idosos em Segurança 2016, as acções irão decorrer nas casas dos idosos, em centros de apoio social e em diversas entidades de saúde, refere a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado.

O objectivo é "aconselhar e sensibilizar esta população para a adopção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, burlas e furtos e roubos em residências", explica a GNR.

No passado mês de Abril, a GNR realizou, em todo o país, a Operação Censos Sénior 2016, que teve como objectivos actualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, identificar novas situações e informar as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Nesta operação, como o PÚBLICO já tinha antes noticiado, foram sinalizados 43.322 idosos a viverem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, um número que quase triplicou desde 2011, ano em que foi realizada a primeira operação "Censos Sénior".

Número de idosos que vivem sozinhos aumentou

Dos 43.322 idosos sinalizados - mais 4106 relativamente ao ano anterior (9,4%) -, 26.000 vivem sozinhos (mais 2004 relativamente a 2015), 4626 moram em locais isolados (menos 579) e 3085 vivem sozinhos e isolados (menos 203).

Os restantes idosos sinalizados (9611) encontravam-se em "situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas", mais 2.884 relativamente ao ano anterior.

Na sexta-feira, os militares vão realizar uma acção de formação em Mafra, no distrito de Lisboa, e outra em Matosinhos, no Porto. As acções serão realizadas por militares das secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais.

Sugerir correcção
Comentar