Postais de Lisboa que literalmente saltam à vista

Estátuas que ganham vida, monumentos com cócegas ou um Pacman no Parque Eduardo VII. O projecto "Postais de Lisboa" transforma paisagens típicas da capital em situações inesperadas através de GIFS

Foto
Sibila Lind

A estátua do Cristo-Rei a saltar em cima da ponte 25 de Abril, aviões a aterrar de uma forma atabalhoada na Praça do Comércio e o Infante D. Henrique a tirar uma selfie em pleno Padrão dos Descobrimentos. Realidades impossíveis? Na cabeça do designer Miguel Feraso Cabral não. O seu projecto, "Postais de Lisboa", transforma paisagens típicas da cidade em pequenas animações.

Miguel, um lisboeta nato, passou apenas cinco anos afastado da capital. A viver longe do centro, cada vez que lá estava, sentia-se como um visitante curioso. Esse olhar diferente, “desabituado”, como o caracteriza, fe-lo perceber as mudanças provocadas no seu território pelo excesso de turistas. Os laços construídos ao longo da sua vida fizeram-no escolher como protagonista do projecto o seu lar. “Por me sentir ligado à cidade, dei por mim com um ligeiro pudor ao destrambelhar elementos tão fortes da identidade de Lisboa. Atraiu-me esse pequeno incómodo e resolvi explorá-lo", disse ao P3.

O primeiro GIF surgiu em Julho. Uma mescla de pedaços de imagens retiradas da Internet, distorcidas, manipuladas e posteriormente remendadas. Quadro a quadro, o designer cria as animações e diz deixar-se levar pela fluidez das composições até ficarem agradáveis ao seu gosto. O que era apenas um GIF acabou por tornar-se uma série com “animaçõezinhas disparatadas”, publicadas na página do artista, GIF com Batatas Fritas.


Por mais que Miguel considere o GIF algo já ultrapassado em matéria de animações, defende ser o formato que “encaixa perfeitamente neste projecto”, por ser um ficheiro leve, facilmente partilhável, de curta duração, quase sempre visto em “loop” e com baixa qualidade de imagem. “Nessas condicionantes, só tenho de me desenvencilhar para mostrar uma pequena narrativa que funcione, por mais absurda que seja, tenha graça e uma animação com os tempos certos e imagens visualmente apelativas”.

“No desenrolar da pequena piada, da surpresa e de mostrar um antes e um depois”, o designer produz peças muitas vezes carregadas de humor e que, eventualmente, podem possuir uma crítica implícita. Neste projecto, explica, apenas uma das animações foi elaborada com uma mensagem intencionalmente pensada: "O GIF em que se vê uma parte de Lisboa onde tabuletas de hotéis vão surgindo até infestarem a imagem toda".


Para Miguel, os Postais de Lisboa reflectem a vontade de desconcertar, ou até mesmo, de “achincalhar ‘o que é suposto’”. E enfatiza que o objectivo principal deste trabalho não é o de apontar problemas, mas sim uma forma de desafiar-se a desencadear situações inesperadas de imagens familiares da capital.


Sugerir correcção
Comentar