Pólo Zero: estudantes mais perto da cidade e a universidade mais próxima dos estudantes

Espaço de cultura e empreendedorismo apoia estudantes no centro do Porto

Foto

O Pólo Zero da Federação Académica do Porto (FAP), que o Presidente da República inaugura esta sexta-feira, é um espaço de estudo, cultura e apoio ao empreendedorismo onde os universitários podem fazer tudo, até "iniciar um projecto de vida".

"Gostávamos que os estudantes vissem no Pólo Zero um espaço onde podem apresentar o seu primeiro livro, mostrar a primeira exposição ou fazer o primeiro concerto. Que pudessem iniciar aqui um projecto de vida. A intenção é, também, deixar os estudantes mais perto da cidade e a FAP mais próxima dos estudantes", descreveu Ana Luísa Pereira. A responsável destaca, ainda, que o Pólo Zero, sediado na Praça de Lisboa, junto aos Clérigos, "vai permitir aos estudantes estarem mais próximos da cidade e à FAP estar mais próxima dos estudantes".

"Era muito importante estarmos no centro da cidade", afirmou. Ana Luísa Pereira elogia a versatilidade do equipamento, onde há fotocopiadora, cacifos, máquinas de comida e bebida, micro-ondas para aquecer marmitas e longas mesas para estudo individual ou em grupo, que podem ser guardadas para criar um auditório. "O Pólo Zero será o que os estudantes quiserem fazer dele.

Mas, claro, a FAP tem algumas coisas pensadas. Queríamos que fosse um catalisador da participação estudantil e, nesse sentido, a vertente do empreendedorismo é importante", observou Ana Luísa Pereira. Para apoiar empresas, a FAP fez parcerias para apoio jurídico e de consultadoria e presta algum apoio administrativo, por exemplo atendendo telefonemas ou recebendo a correspondência.

O Pólo Zero vai ainda funcionar como espaço de acolhimento a estudantes deslocados ou em regime de mobilidade, através do projecto "Study Porto", em parceria com a câmara. "A ideia é centralizar todas as ofertas de ensino, de alojamento ou outros serviços que possam ser úteis aos estudantes que são de fora do Porto", explicou.

O espaço, de 520 metros quadrados, foi cedido pela Câmara do Porto, que também deu ao projecto da FAP "apoio financeiro", nota Ana Luísa Pereira.

Em Julho de 2015, a FAP e Câmara do Porto assinaram um acordo em que a autarquia se comprometeu a comparticipar com 100 mil euros as despesas de criação do Pólo Zero.

A par disso, o equipamento teve os apoios da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Católica, acrescentou a responsável. De acordo com Ana Luísa Pereira, a cerimónia de inauguração do Polo Zero está marcada para as 14h00 desta sexta-feira, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A abertura do Pólo Zero sofreu vários atrasos ao longo dos últimos anos. 

Sugerir correcção
Comentar