Datas de uma vida global

António Guterres começou a carreira política em 1973. Mais de quatro décadas depois, chega ao mais alto cargo das Nações Unidas.

Fotogaleria
Manifestação do PS com Medeiros Ferreira, Jorge Campinos e Mário Sottomayor Cardia Carlos Lopes
Fotogaleria
António Costa, 1993 Paulo Carriço
Fotogaleria
Comício em Matosinhos durante as autárquicas de 1993 Manuel Roberto
Fotogaleria
Após vitória nas legislativas de 1995 Luis vasconcelos
Fotogaleria
Assembleia da República, 1996 Carlos Lopes
Fotogaleria
Durão Barroso, 1996 Daniel Rocha
Fotogaleria
Mário Soares, Manuel Alegre e Jorge Sampaio Pedro Cunha
Fotogaleria
Jacques Chirac e Boris Yeltsin em Paris, 1997 Reuters
Fotogaleria
Helmut Kohl e Jacques Chirac, 1997 Jerry Lampen/Reuters
Fotogaleria
Marcelo Rebelo de Sousa, 1998 Daniel Rocha
Fotogaleria
Nelson Mandela em Cardiff, 1998 Reuters
Fotogaleria
Vitória nas eleições de 10 de Outubro 1999 José Manuel Ribeiro
Fotogaleria
António Ramos-Horta e Xanana Gusmão Carlos Lopes
Fotogaleria
Tony Blair, 1999 Reuters
Fotogaleria
Kofi Annan em Portugal Reuters
Fotogaleria
Bill Clinton em Lisboa, 2000 Reuters
Fotogaleria
Vladimir Putin, ainda como primeiro-ministro de Portugal Reuters
Fotogaleria
Os Presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil), Mascarenhas Monteiro (Cabo Verde) e José Eduardo dos Santos (Angola) Reuters
Fotogaleria
Jean-Claude Juncker, 2000 Reuters
Fotogaleria
Fidel Castro em Lisboa, 2001 Reuters
Fotogaleria
Yasser Arafat e Shimon Perez em Lisboa, 2001 Reuters
Fotogaleria
Casamento com Catarina Vaz Pinto, hoje vereadora da Câmara de Lisboa, em 2001 RICARDO OLIVEIRA
Fotogaleria
Somália, 2001 Thomas Mukoya/Reuters
Fotogaleria
Sudão, 2005 Antony Njuguna/Reuters
Fotogaleria
Uganda, 2005 JOSE CENDON/AFP
Fotogaleria
Quénia, 2010 SIMON MAINA/AFP
Fotogaleria
Bogotá, Colômbia, 2010 John Vizcaino/REUTERS
Fotogaleria
Bogotá, Colômbia, 2010 John Vizcaino/REUTERS
Fotogaleria
Bagdad, Iraque, 2011 Mohammed Ameen/REUTERS
Fotogaleria
Bagdad, Iraque, 2011 Mohammed Ameen/REUTERS
Fotogaleria
Líbano, 2013 Mohamed Azakir/REUTERS
Fotogaleria
Em visita a um campo de refugiados sírios na Jordânia com a actriz Angelina Jolie, 2013 Muhammad Hamed/REUTERS
Fotogaleria
Grécia, 2015 DIMITAR DILKOFF/AFP
Fotogaleria
Angelina Jolie e Erdogan na Turquia, 2015 KAYHAN OZER/AFP
Fotogaleria
Paquistão, 2015 A MAJEED/AFP
Fotogaleria
Quénia, 2015 Thomas Mukoya/Reuters
Fotogaleria
Campo de refugiados Sírios na Jordânia, 2015 Muhammad Hamed/Reuters
Fotogaleria
21.º Congresso do PS, com António Costa, em 2016 Nuno Ferreira Santos

1949

Nasce a 30 de Abril de 1949, em Lisboa, tendo na certidão o nome completo de António Manuel de Oliveira Guterres. Passa parte da infância em Donas, na Beira Baixa, onde cria raízes que procura manter mesmo depois de se tornar político com ambições globais.

1965

Em 1965, ganha um Prémio Nacional dos Liceus, quando ainda estuda no Liceu Camões, em Lisboa. Segue para o Instituto Superior Técnico, onde termina a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica como melhor aluno e sem registo de actividade na oposição estudantil. Participa activamente na Juventude Universitária Católica, onde se envolve com Marcelo Rebelo de Sousa, Helena Roseta e o padre Vítor Melícias.

1973

É levado para o Partido Socialista no ano da fundação, em 1973, pela mão de António Reis, influente figura da maçonaria. Torna-se um dos jovens mais importantes no partido e no ano seguinte é escolhido como chefe de gabinete do secretário de Estado da Indústria e Energia, iniciando aqui a ascensão política.

1976

Nas II eleições Legislativas, realizadas a 25 de Abril de 1975, António Guterres torna-se deputado. Irá manter o cargo até 1999, com um pequeno intervalo entre 1983 e 1985, procurando sempre a coerência da matriz social-democrata europeia, equilibrada num catolicismo de grandes causas sociais.

1978

No Governo de iniciativa parlamentar, recusa subir a ministro, explicando depois que o fez porque não se sentia preparado. Esse executivo durou apenas oito meses, confirmando a opção. No PS, alinha por Francisco Salgado Zenha, indo contra Mário Soares sempre que necessário e conquistando a pulso a autonomia no partido.

1983

O primeiro cargo internacional vem quando se torna presidente da Comissão Parlamentar de Demografia, Migrações e Refugiados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Lança as bases para uma carreira internacional em que irá espalhar respeito e admiração junto dos representantes dos poderes globais.

1991

Funda o Conselho Português para os Refugiados, entidade com um papel importante no apoio social. Na comemoração dos 25 anos de actividade, foram salientados os mais de cem mil atendimentos a necessitados e o alto patrocínio do ACNUR desde os primeiros anos.

1992

É eleito secretário-geral do Partido Socialista, vencendo a corrida contra Jorge Sampaio. Torna-se líder de uma oposição acabada de sofrer a segunda maioria absoluta de Cavaco Silva, tendo por objectivo imediato as autárquicas de 1993. Vasco Pulido Valente chama-lhe o “picareta falante”, pela capacidade de combate retórica que apresenta.

1993

Vence as primeiras eleições em que lidera os socialistas, ao angariar um máximo de 126 câmaras para o PS. E coloca pressão sobre o governo de Aníbal Cavaco Silva, que tem ainda uma maioria absoluta para mais dois anos e vai por isso “arder” no lume brando do desgaste político.

1995

A 1 de Outubro vence as legislativas com uma maioria que fica a quatro deputados da absoluta. A maioria relativa obriga-o aos consensos que tão bem domina. E os resultados fazem-se sentir: governa em estabilidade durante quatro anos, lançando as bases para a libertação de Timor-Leste e o Rendimento Mínimo Garantido.

1998

Nova recusa temerária de um cargo, quando nem sequer coloca a hipótese de suceder a Jacques Santer na presidência da Comissão Europeia. A UE, ainda a 15, não foi suficiente para fazer o primeiro-ministro afastar-se de uma eleição que acreditava estar pronto a vencer de forma clara. E os esforços diplomáticos de António Vitorino foram em vão.

1999

A 10 de Outubro, fica ainda mais perto da maioria absoluta, que não consegue por um único deputado. Venceu de forma clara Durão Barroso, mas viu nascer, do outro lado, o Bloco de Esquerda como força política com representação parlamentar. No ano seguinte, com a presidência do Conselho Europeu, lidera a primeira cimeira Europa-África, que renova um importante diálogo transcontinental.

2001

Quando perde as autárquicas para o PSD de Durão Barroso, anuncia que se demite para evitar que o país caia num “pântano político”. Depois de ter governado em minoria e em estabilidade, passou a negociar orçamentos com o deputado limiano e não se mostrou capaz de manter a unidade política nem de passar uma mensagem clara. A derrota e a demissão foram a consequência.

2005

Toma posse como presidente do ACNUR, cargo que irá exercer durante dez anos. Dá a cara pelos refugiados no meio de uma crise humanitária gigantesca provocada pela escalada do conflito na Síria e pela imensa pressão migratória para a Europa. Reduz o número de funcionários em Genebra e triplica a actividade da organização em prol dos refugiados.

2017

Com tudo a correr de acordo com o previsto, a 1 de Janeiro tomará posse como secretário-geral das Nações Unidas. Começa o ano com a consagração de uma carreira que o levou de Lisboa a Donas, com nova passagem por Lisboa a caminho de todo o mundo. Mas tem, nas mãos, a tarefa mais difícil do planeta.  

Sugerir correcção
Ler 1 comentários