Dois polícias esfaqueados em Bruxelas no que pode ser um “ataque terrorista”

Atacante agiu sozinho mas autoridades estão a investigar o caso. A Gare du Nord também esteve encerrada durante uma hora depois de um alerta de bomba falso.

Foto
No bairro de Schaerbeek foi criado um perímetro de segurança junto do local do ataque. AFP/DIRK WAEM

As autoridades belgas dizem dispor de “elementos para acreditar” que o homem que agrediu e feriu com uma faca dois polícias em Bruxelas agiu num quadro de um “ataque terrorista”, afirmou à AFP, o porta-voz do departamento da justiça responsável pelo dossier do terrorismo.

O ataque ocorreu ao final da manhã numa das principais artérias do bairro de Schaerbeek e o agressor já foi capturado, que vai ser presente a um juiz de instrução especializada em processos de crime organizado ou terrorismo. As autoridades ainda não querem, por enquanto, divulgar a identificação – nome, idade e nacionalidade - do suspeito detido.

O agressor esfaqueou os dois polícias com diversos golpes, ferindo um na barriga e outro no pescoço, descreveu a AFP. Nenhum corre perigo de vida. E também partiu o nariz a um terceiro que chegou junto dos outros agredidos para os ajudar, descreve a Reuters.

Ao fugir, o atacante foi alvejado numa perna por uma outra patrulha de polícia e levado pelas autoridades, detido, numa ambulância.

Bruxelas, que continua sob estado de alerta permanente depois dos atentados à bomba de Março que fizeram 32 mortos, foi palco também, ao início da tarde, de um alerta de bomba falso. A estação de comboios Gare du Nord esteve fechada durante uma hora enquanto a polícia despistava qualquer sinal de bomba.

A 6 de Agosto, dois polícias foram feridos a golpes de machado em Charleroi, a sul de Bruxelas por um homem que gritou “Allah Akbar” e que acabou por ser abatido a tiro pelas autoridades. Um mês depois, em Molenbeek, uma comuna onde têm sido identificados seguidos do islamismo radical, dois polícias foram igualmente alvo de facadas, mas não ficaram feridos por usarem coletes anti-bala.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários