Televisão: quanto ganham Sheldon, os Dunphy ou Jon Snow por episódio

A revista Variety fez as contas e revela os salários dos actores das principais séries e apresentadores dos EUA. Os mais bem pagos estão n' A Teoria do Big Bang.

Foto

A televisão está em alta – não só alta de produção, com um número recorde de séries e programas no ar nos EUA, mas também em alta de salários. A Variety revelou nesta terça-feira a lista dos actores e apresentadores mais bem pagos da comédia, drama e variedades/reality, acrescentando uma leitura financeira ao élan criativo que as séries têm nos últimos anos para Hollywood: um episódio rende 400 mil dólares a Dwayne Johnson (“The Rock”) ou 350 mil dólares a Nicole Kidman, Drew Barrymore, Emma Stone e Reese Witherspoon, por exemplo.

A lista de pagamentos, com base em estimativas e fontes do sector, é encimada pelos protagonistas da comédia mais vista dos EUA – A Teoria do Big Bang, emitida em Portugal pelo AXN White e RTP2. Um milhão de dólares (cerca de 891 mil euros) para Sheldon, Penny e Leonard, ou Jim Parsons, Kaley Cuoco e Johnny Galecki por cada episódio filmado para a generalista CBS.

São valores sem par nas listas compiladas pela revista, que permitem dois níveis de leitura imediata: se a sitcom americana luta hoje por um maior reconhecimento crítico, reúne ainda assim os salários e as audiências mais elevadas; e olhando para trás, bem para trás para o mundo em que Friends era o maior programa na televisão com audiências de 25 milhões só nos EUA, o seu elenco foi pioneiro ao receber salários individuais de um milhão de dólares por episódio. Estávamos em 2002.

A cifra é hoje considerada “ridícula” pelos criadores da série, mas os salários estimados que a Variety divulga são um novo pico, pouco usuais no sector e que nos últimos anos, com o aumento de produção e o capital investido pelos operadores de streaming, mudou. Também mudaram os salários dos rostos menos conhecidos, porque sobra menos verba para lhes pagar quando há estrelas à mistura.

A Variety prossegue a sua contagem com Dwayne Johnson com Ballers (TV Séries) e os seus 400 mil dólares (356 mil euros), Drew Barrymore e Emma Stone com Santa Clarita Diet e Maniac, respectivamente (ambas para estrear em 2017), e com Jonah Hill, também do clube cinematográfico de Hollywood, a receber os mesmos 350 mil (311 mil euros) pela série Maniac. A revista chama-lhe uma “corrida ao ouro para a Lista A” de Hollywood.

Seguem-se veteranos, como os actores que dão as vozes ao elenco de Os Simpsons – Nancy Cartwright, Dan Castellaneta, Julie Kavner e Yeardley Smith –, com 315 mil dólares por episódio, e Jeffrey Tambor e o seu papel multipremiado em Transparent (TV Séries), a primeira série de um serviço de streaming, a Amazon, a surgir na lista da comédia, com 275 mil dólares por episódio. Outra imbatível nos Emmys, Julia Louis-Dreyfus, recebe 250 mil dólares (223 mil euros) pelo papel de Selina Meyer em Veep (HBO, TV Séries), com o valor a aplicar-se também a Tim Allen, Patricia Heaton e ao elenco principal de Uma Família Muito Moderna (Fox Comedy) – Julie Bowen, Ty Burrell, Jesse Tyler Ferguson, Eric Stonestreet e Sofia Vergara. A lista continua com nomes como Zooey Deschanel e o seu Jess e os Rapazes (Fox Comedy) a merecer 130 mil (115 mil euros) por episódio, entre outros.

Já no drama, e ao contrário da comédia onde as séries de serviços de streaming surgem a meio da lista no que toca à folha de pagamentos, é o Netflix o mais generoso – mas, ressalve-se, trata-se de uma mini-mini “série acontecimento” que recupera em apenas quatro episódios as Gilmore Girls. Tal Mãe, Tal Filha estreia-se a 25 de Novembro e Lauren Graham e Alexis Bledel terão recebido 750 mil dólares por cada um desses episódios. Um canal generalista preenche o top 3 com Mark Harmon de NCIS – Investigação Criminal a receber 525 mil dólares por episódio do procedural da CBS. O Netflix volta à lista com Kevin Spacey e o seu meio milhão presidencial por House of Cards, valor que o principal elenco de A Guerra dos Tronos (HBO, SyFy) iguala – Peter Dinklage, Lena Headey, Kit Harington, Emilia Clarke e Nikolaj Coster-Waldau.

A Guerra dos Tronos: Televisão sem misericórdia

Claire Danes, que começou na televisão com My So Called Life e voltou a ela para Segurança Nacional (Fox) recebe 450 mil dólares por episódio, o mesmo que Marishka Hargitay por Lei e Ordem: SVU. A protagonista da duradoura Anatomia de Grey, Ellen Pompeo (Fox Life), leva para casa por episódio 400 mil dólares, seguida por Kidman e Witherspoon (em Big Little Lies, para 2017) e por Kiefer Sutherland, que é pago 300 mil dólares por capítulo da sua nova série da ABC (em Portugal disponível semanalmente no Netflix) Designated Survivor. Mais abaixo na lista surgem Sarah Jessica Parker e o Divorce prestes a estrear (HBO, no TV Séries no próximo domingo) ou Hugh Laurie com pagamentos de 275 mil dólares por Chance, do serviço de streaming Hulu. Daniel Craig fez uma pausa na vida como James Bond para ganhar 250 mil dólares para ser protagonista da adaptação do último romance de Jonathan Franzen, Purity, o mesmo que recebem Clive Owen por The Knick (TV Séries), Viola Davis por Como Defender um Assassino (AXN), Kerry Washington por Scandal (Fox Life) ou James Spader por The Black List (AXN, SIC).

Sabe qual foi o episódio que o prendeu ao resto da série? Este estudo responde

O novo Prison Break deu a Dominic Purcell e a Wentworth Miller 175 mil dólares, o mesmo que o elenco principal da nova Westworld (TV Séries) ou que a dupla de estrelas de Empire (Fox) e Keri Russell, de The Americans (Fox Crime e Netflix).

Depois há os valores anuais que recebem os apresentadores de alguns dos programas mais vistos dos EUA – alguns não transmitidos em Portugal, como a Judge Judy que recebe cerca de 47 milhões de dólares por ano, outros na grelha da SIC Mulher, como Ellen, com 20 milhões/ano. O conservador da Fox News Bill O’Reilly recebe aproximadamente o mesmo, e os humoristas do late night Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon (SIC Radical) oscilam entre os 13 e os 15 milhões de dólares, com Conan O’Brien nos 12 milhões.

As listas completas podem ser vistas aqui.

Sugerir correcção
Comentar