Muvi celebra David Bowie, Heróis do Mar e nova música portuguesa

Festival Internacional de Música no Cinema realiza-se de 29 de Novembro a 5 de Dezembro no Cinema São Jorge, em Lisboa

Foto
DR

Homenagens a David Bowie e a Lemmy Kilmister, os 35 anos dos Heróis do Mar e filmes com os Capitão Fausto e Filho da Mãe integram em Novembro o MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, em Lisboa.

A terceira edição do festival está marcada de 29 de Novembro a 5 de Dezembro e voltará a ocupar os espaços do cinema São Jorge. De acordo com a organização, o programa, ainda não fechado, contará na secção competitiva com filmes portugueses como "Capitão Fausto: Pontas Soltas", de Ricardo Oliveira, "The Parkinsons: A long way to nowhere", de Caroline Richards, e "Filho da mãe", de Miguel Filgueiras.

A eles juntam-se ainda "Hired Gun", de Fran Strine, "I Am The Blues", de Daniel Cross, "Melody of Noise", de Gitta Gsell, ou "Filhos de Bach", de Ansgar Ahlers. Este ano, está pensada uma homenagem a três pessoas que morreram ao longo dos últimos meses: David Bowie, com a exibição do filme "O labirinto" (1986), de Jim Henson; Lemmy Kilmister, dos Motorhead, com o documentário "Lemmy", de Wes Orshoski e Greg Olliver; e Pedro Cláudio, fotógrafo e realizador de vários vídeos de música.

O festival quer ainda assinalar os 35 anos do aparecimento dos Heróis do Mar com um debate e exibição de vídeos de música e vai revelar um documentário, ainda em produção, sobre João Ribas, fundador dos Censurados e Tara Perdida, que morreu em 2014. Este ano estão previstos ainda concertos de Malaise, Hearts & Bones e My Master The Sun e exposições, entre as quais "Polaroids", de Graziela Costa, e "Vinil", de João Carlos Callixto.

Tal como nos anos anteriores, foi lançada uma campanha de angariação de 1.500 euros pela Internet (recorrendo ao "crowdfunding") para custear parte da organização do festival, cujo orçamento total ronda os quatro mil euros. Nas duas edições, o Muvi - que se dedica em exclusivo a filmes que se debruçam sobre música - contou com mais de cinco mil espectadores.

Sugerir correcção
Comentar