Viva Manoel de Oliveira, exclama o cinema Ideal, em Lisboa

Viva Manoel de Oliveira, exclamará o cinema Ideal, em Lisboa, por ocasião da estreia do documentário O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de João Botelho.

Foto
A estreia a 13 de O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de Botelho, está na origem do ciclo Manuel Roberto

A estreia a 13 de Outubro do documentário O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de João Botelho, leva o cinema Ideal, em Lisboa, a exibir, de 13 a 19 de Outubro, dez filmes de Oliveira. Visita ou Memórias e Confissões, filme que deixou feito no início dos anos 80 para ser visto só após a sua morte, dá início ao ciclo, dia 13, genericamente intitulado Viva Manoel de Oliveira. No mesmo dia, é exibida a curta O Velho do Restelo.

O Gebo e a Sombra é exibido a 14. E depois, os "clássicos", talvez os seus filmes mais monumentais e que há muito não são vistos em grande ecrã, como Amor de Perdição, a adaptação do romance de Camilo (dia 15) e Francisca, segundo Agustina (dia 16). Seguem-se Acto da Primavera e a impressionante curta A Caça, a 17, Aniki-Bobó seguido da curta Douro, a 18, e, no último dia, Non ou a Vã Glória de Mandar.

Todas as sessões são às 20h e custam 5 euros. Já o filme de João Botelho, que originou este ciclo, estará em exibição diariamente às 18h e às 22h, com excepção de sábado (dia 15) e domingo (dia 16), em que só existe a sessão das 18h.

Sugerir correcção
Comentar