“Faz-te Fest”, o festival onde a música é outra

O festival “Faz-te Fest" - Onde a música é outra - será realizado pelo programa “Faz-te Forward”, no dia 2 de Outubro, em Lisboa. As inscrições são limitadas e gratuitas

Foto
Joshua Earle/Unsplash

Todos os anos o pograma “Faz-te Forward” oferece cursos de aperfeiçoamento profissional para cerca de 30 jovens, com o objectivo de melhor prepará-los para o mercado de trabalho. Para encerrar a sua quinta edição de forma diferente, no dia 2 de Outubro, em Lisboa, os jovens sobem ao palco para promover o primeiro “Faz-te Fest” - O festival onde a música é outra.

Das 14h às 19h, em quatro palcos com temáticas diferentes, os “fazters” - como são conhecidos aqueles que participam do projecto – irão partilhar suas experiências, conhecimentos e ferramentas adquiridas ao longo dos dez meses de formação.

A iniciativa de tornar o evento de encerramento do programa num festival surgiu dos próprios jovens, explica a coordenadora do "Faz-te Forward", Inês Carmo: “os ‘fazters’ pensaram como poderiam partilhar a experiência numa linguagem deles, uma linguagem jovem, própria”. E, além disso, “defendem a ideia de dar liberdade aos jovens para escolher o que querem ouvir e experimentar”.

Cada um dos palcos – Entra no Ritmo, ‘Skills Mix’, Duetos do Futuro e Descobre a Tua Voz – é dedicado a um dos instrumentos do programa. Durante toda a tarde, mentores, jovens desta edição e de outras irão ministrar dinâmicas de introdução ao coaching, workshops de procura de emprego, comunicação em público e gestão de tempo. O projecto, ao optar por trazer antigos participantes, agora já empregados, pretende ajudar a sanar dúvidas como: “a entrada no mercado de trabalho, o que tiveram de fazer, como está sendo e o que pode melhorar”, sublinha Inês.

O local onde o festival será realizado ainda é uma surpresa, revelada apenas para os inscritos. A coordenadora do programa adianta: “é no centro de Lisboa, num jardim resguardado e privado, um lugar fantástico, cheio de espaços verdes”.

O “Faz-te Forward” é promovido pela Tese - Associação para o Desenvolvimento – em parceria com o banco Barclays, a The Talent City, a 5P’s e a CASES. O programa foi lançado em 2011 e até o momento 114 jovens receberam formação gratuita.

Sugerir correcção
Comentar