Parque da Cidade do Porto ao ritmo da água

Sábado e domingo, entre as 11h e as 21h, há muitas actividades gratuitas, em torno da água

Foto
As actividades decorrem em torno do Pavilhão da Água, no Parque da Cidade Martin Henrik

Vai haver música, jogos, visitas virtuais a museus e muita coisa para aprender e experimentar. O tema comum é a água e o local escolhido a envolvente do Pavilhão da Água, no Parque da Cidade do Porto. Durante todo o fim-de-semana, entre as 11h e as 21h, há muitas actividades e todas são gratuitas. O Aquaporto celebra, assim, o Dia Nacional da Água (1 de Outubro) e convidou alguns músicos para se juntarem à festa.

Mas não só. Organizada pela empresa municipal Águas do Porto, o conjunto de actividades conta com a participação de várias instituições da cidade que levam para o Parque da Cidade pedaços da sua história. É por isso que os visitantes poderão, por exemplo, fazer uma visita virtual ao Museu do FC Porto ou descobrir tudo o que há para saber sobre os tubarões e a sua importância, numa colaboração com o Sea Life. Perto do Pavilhão da Água estará ainda uma actividade do World of Discoveries, que convida os participantes a escolherem a sua rota em busca de novas descobertas, e a Protecção Civil também lá estará para explicar (e mostrar) que meios possui e como funciona, por exemplo, em caso de contaminação de aquíferos.

O acesso está facilitado pela possibilidade de se estacionar gratuitamente no Queimódromo e para quem quer apenas relaxar e ouvir um pouco de música, não vão faltar oportunidades. Mário Laginha, o Quinteto de Jazz do Conservatório de Música do Porto, Luís Bittencourt e os Retimbar são algumas das ofertas do fim-de-semana. E se se sentir com fome, também não precisa de se preocupar: há uma praça de alimentação à sua espera.

Além das actividades no parque, os visitantes têm também a oportunidade de visitar o Pavilhão da Água, onde, além da exposição permanente Mistérios da Água (com a possibilidade de descobrir como se forma um ciclone ou de aprender a compor música com garrafas, entre muitas outras coisas), há um conjunto de actividades e outras mostras organizadas pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

Marcado, anualmente, por um conjunto de actividades que celebram a água no primeiro fim-de-semana de Outubro, o Aquaporto deste ano celebra o facto de a data coincidir com o Dia Nacional da Água e o Dia Mundial da Música.

Sugerir correcção
Comentar