Arnold Palmer: The king is dead. Long live the king

O fenómeno de Arnold Palmer transcendia o próprio desporto.

Arnold Palmer morre domingo, dia 25, e nesse dia Rory McIlroy ganha o Tour Championship e sagra-se vencedor do FedEX Cup.

Não há dúvida que Arnold Palmer é uma figura singular na história do golfe. Até à sua consagração como jogador e como figura carismática nos anos 60, o golfe era um desporto praticado por homens de meia-idade e de classe média, principalmente no interior dos Estados Unidos (Midwest).

O surgimento de Arnold Palmer como figura carismática e um campeão com cujo estilo o jogador normal se identificava, transformou Arnie, como era tratado pelas multidões que afluíam aos campos de todo país para vê-lo jogar ou Mr. Palmer como era tratado na sua presença, num fenómeno de popularidade que transcendia o próprio desporto.

No golfe, os únicos jogadores comparáveis em termos de público foram Tiger Woods, pela sua excelência como jogador e a elegância da personalidade e Severiano Ballesteros, um espanhol temperamental amado pelo público, mas ainda assim sem a empatia despertada por Palmer.

A sua popularidade transformou-o num multimilionário, dono de um clube de golfe próprio para o verão na Pensilvânia e outro para o inverno em Orlando, na Flórida. Foi dos atletas que mais faturou em publicidade ao longo da sua carreira.

Um dos fatores menos comentados atualmente é que o Presidente Dwight Eisenhower, que foi o líder militar vitorioso da II Guerra Mundial, encantou-se com o golfe e com Palmer e procurava passar os seus momentos livres jogando na companhia do grande campeão. Palmer não foi o melhor de todos, o que também foi um fator da sua popularidade.

Quando, como proprietários da Lusotur Golfes, dona dos 4 campos de Vilamoura, no Algarve, resolvemos construir um 5.º campo para atender a grande procura decidi, com o aconselhamento do nosso inesquecível expert, o saudoso Fernando Nunes Pedro, contratar Arnold Palmer, também um distinto designer de campos, para fazer o projeto que resultou no consagrado Victoria Clube de Golfe, palco do que é atualmente um dos principais eventos do calendário europeu da PGA European Tour - o Portugal Masters.

Havia conhecido Arnold Palmer quando residia em Buenos Aires, assisti em 1963, no campo do Jóquei Clube, à realização da World Cup (então denominada Canada Cup) ganha pela equipe dos Estados Unidos composta por Palmer e Sam Snead.

Como todos os que colaboraram com o Mestre na realização desse campo, foi uma experiência única de convivência com um homem de grande inteligência, de superior educação, humanidade e talento.

Por uma simpática coincidência, tínhamos a mesma data de aniversário, 10 de Setembro. Este ano ambos nos esquecemos de trocar felicitações. Agora é tarde.

Empresário

Sugerir correcção
Comentar