O livro chama-se “Com o Humor Não Se Brinca” e ele não brincou

Este livro tem por base dezenas de entrevistas a comediantes portugueses, na tentativa, alcançada, de esboçar o “retrato completo do humor português”

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

"Com o Humor Não se Brinca" é o livro que Nelson Nunes gostava de ter lido e que nunca tivera oportunidade de ler. Foi por isso ele que se decidiu a escrevê-lo. Dois factores contribuiram para esse desejo: o aparecimento de uma nova geração de comediantes portugueses, numa conjuntura pós-Herman, e de novos canais de distribuição e divulgação do nosso humor caseiro, pós-televisão. "Esses foram os dois paradigmas que mudaram o humor nacional: uma geração que escrevia piadas para o Herman e que começou a fazê-lo em nome próprio na internet ou nas redes sociais", diz o autor ao P3.

Nelson Nunes, colunista frequente do P3, fez este livro com base em dezenas de entrevistas a comediantes portugueses, na tentativa, alcançada, de esboçar o “retrato completo do humor português”. E, como todos sabemos, humor nunca nos faltou, apesar da proverbial circunspecção do Zé Povinho.

E estão lá todos neste livro: Ricardo Araújo Pereira, Herman José, Nuno Markl, Bruno Nogueira, João Quadros, Salvador Martinha ou Nilton. E muitos outros humoristas, incluindo os mais destacados da geração mais recente do humor nacional, como, por exemplo, Guilherme Duarte, Dário Guerreiro, Diogo Faro, Bumerangue, Guilherme Fonseca, Daniel Carapeto, Cátia Domingues, Diogo Batáguas. De todos eles, o que diz Nelson Nunes é o seguinte: "Eles levam a comédia muito sério; é o trabalho deles". E Nelson também os levou muito a serio: "Tinha de ser".

O que todos eles nos contam são as suas estórias pessoais sobre o percurso e as técnicas que usam, os bastidores da criatividade e da escrita humorística, o que os une e o que os separa. No fundo, quais são as engrenagens de uma boa piada. E essa é, em grande parte, a importância deste painel de relatos coligidos e tratados por Nelson Nunes.

Premissas para estas conversas foram questões deste tipo: Como se pode e deve fazer uma piada?/ quais são as técnicas mais importantes?/ o que é o humor negro? E, já agora Nelson Nunes, por que é que existem tão poucas mulheres humoristas? "Há muitas teorias, mas julgo que é uma questão social. Será uma questão de tempo. Ainda é um pouco estigmatizante, para as mulheres, subirem ao palco e dizerem umas piadas". 

“Com o Humor Não se Brinca” será apresentado em Lisboa, na terça-feira, dia 4 de Outubro, na Fnac Colombo, pelas 21h00, e, uma semana depois, no Porto, na Fnac do Norteshopping, pelas 19h00. Nuno Markl fará a primeira apresentação desta comédia em livro e Rui Xará a segunda.

Segundo Markl, ele que é um dos entrevistados na obra: “O Nelson é bem capaz de ter escrito o livro definitivo sobre a moderna comédia portuguesa”.

Nelson Nunes, jornalista e escritor, publicou, no ano passado, “Quando a Bola não Entra, colaborou com a “Focus”, “Nova Gente” ou “Rádio Renascença” e também trabalhou como investigador científico na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

O seu novo livro, editado pela Vogais, chega às livrarias esta segunda-feira, tem 352 páginas e o preço de capa será de 16.59 euros. As primeiras páginas podem ser lidas aqui.

Sugerir correcção
Comentar