PJ investiga causa desconhecida de incêndio em resort da Zambujeira

O incêndio de sábado afectou o spa, a piscina de ondas, o restaurante, as cozinhas e algumas salas deste resort na Zambujeira do Mar.

Francesca Mello Breyner, responsável pela comunicação e relações públicas do Zmar Eco Experience, na Zambujeira do Mar, divulgou nesta segunda-feira, através de comunicado, a posição oficial da empresa proprietária do resort, adiantando que a causa do incêndio que ocorreu no passado domingo, “ainda é desconhecida”.

O comunicado “oficial” confirma que o incêndio ocorreu no edifício central às 17h39 mas que as chamas estavam controladas às 20h03, adiantando que foram evacuadas na sequência do sinistro, “cerca de 500 pessoas no total”, número que contraria o que foi adiantando ao PÚBLICO pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, que referiu terem sido retiradas do resort, 701 pessoas.

A responsável pela comunicação do Zmar, esclareceu que as zonas afectadas “foram o Spa, a piscina de ondas, o restaurante, as cozinhas e algumas salas”, garantindo que os alojamentos “não foram afectados”.

Reagindo aos depoimentos que foram prestados a vários órgãos de comunicação social por algumas pessoas que se encontravam alojadas no Zmar na altura do incêndio e que denunciaram a falta de água em várias bocas-de-incêndio do resort, o comunicado da empresa esclarece: “Segundo as declarações da GNR, da Autoridade Nacional da Protecção Civil e do Presidente da Câmara de Odemira, todas as normas de segurança e de prevenção contra incêndios foram cumpridas e tudo esteve operacional.”

A consequência imediata do incêndio reflecte-se na decisão tomada pela empresa: “O Zmar encontra-se temporariamente fechado, e todos os clientes com reserva no Eco Resort serão brevemente contactados”. No entanto “o Zmar vai reerguer-se” assume Francesca Mello Breyner.

No ataque às chamas estiveram envolvidos 94 bombeiros de várias corporações que fizeram deslocar para o Zmar 24 viaturas de combate a incêndio. Foi ainda mobilizado um helicóptero que se encontrava na base do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR em Monchique. A Polícia Judiciária está a investigar a causa do incêndio.

 

Sugerir correcção
Comentar